Sorocaba

Setembro Amarelo – Conheça a importância da campanha e saiba onde procurar atendimento na rede municipal de saúde – Agência de Notícias

Fotos: Renata Giron (Secom/Sorocaba)

A Secretaria de Gabinete Central da Prefeitura de Sorocaba também aderiu à campanha e distribuiu informativos para os servidores municipais

Em setembro, é realizada a campanha de prevenção ao suicídio intitulada “Setembro Amarelo”. O dia 10 de setembro é tido como o dia mundial nessa frente, data criada pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio e reforçada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

A cor amarela da campanha faz referência à morte de Mike Emme, adolescente de 17 anos, que tirou a própria vida, em setembro de 1994, nos Estados Unidos. O jovem tinha um Mustang amarelo e sua família distribuiu cartões com fitas dessa cor e bilhetes com frases durante o velório, para ajudar pessoas que também estivessem enfrentando problemas emocionais. Essas fitas se tornaram o símbolo da campanha e, em 2015, também teve início a adesão à campanha no Brasil.

Onde procurar tratamento na rede municipal de saúde?

Em Sorocaba, o tratamento para atendimento psicológico é realizado dentro da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), que inclui as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e os Centros de Atenção Psicossociais (CAPS), com os casos sendo distribuídos na rede, de acordo com a particularidade apresentada.

“O cuidado em saúde mental não deve ser restrito ao atendimento psicológico e, sim, para tratamento multidisciplinar. Por isso, temos núcleos específicos de saúde mental na atenção básica e atendimentos nos CAPSs”, explica a coordenadora de Saúde Mental da Secretaria da Saúde (SES), Eline Vitor.

Quem necessitar do atendimento voltado para saúde mental, como no caso de suspeita de Síndrome do Pânico, ansiedade, falta de apetite, depressão, entre outros, pode procurar qualquer uma das 33 Unidades Básicas de Saúde mais próxima da residência e passar pelo acolhimento. De acordo com o diagnóstico clínico, o paciente será encaminhado a uma das UBSs polo para cuidados com profissionais multidisciplinares para este fim. Em casos de pessoas com transtornos mentais severos e persistentes, também há oito CAPS à disposição para o atendimento na cidade.

Atualmente, a equipe multiprofissional de Saúde Mental, que atua nas UBSs de Sorocaba, é composta por psicólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, fonoaudiólogos, educadores físicos e fisioterapeutas. Esses profissionais estão distribuídos em cinco polos, que abrangem 29 UBSs, sendo que, além dessas equipes, há igualmente a Equipe de Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), voltada para quatro UBS da região Norte da cidade, totalizando 33 unidades básicas e abrangendo toda a cidade.

Confira quais são os polos de atendimento multidisciplinar:

Polo I: UBSs Sorocaba I / Wanel Ville Polo II: UBS Fiori Polo III: UBSs Haro / Hortência Polo IV: UBS São Guilherme Polo V: UBS Brigadeiro Tobias

Conscientização na Prefeitura

A fim de conscientizar e levar mais informações também aos servidores da Prefeitura de Sorocaba sobre a campanha “Setembro Amarelo”, a Secretaria de Gabinete Central (SGC) promoveu, nesta segunda-feira (4), uma ação especial para os profissionais vestirem a cor amarela e distribuiu informativos, com QR Code, detalhando dados sobre o tema para todos os profissionais que protocolaram documentos no expediente da pasta.

“Trata-se de uma campanha muito importante, que atinge pessoas de todas as idades, regiões, campos profissionais ou camadas da sociedade. Portanto, discutir sobre o assunto e levar a informação ao maior número de pessoas possível são contribuições muito importantes para a coletividade”, conclui a secretária da SGC, Samyra Toledo.