Campus Miracatu vai ofertar curso técnico inédito no IFSP
Escolha do curso foi anunciada ontem durante a última audiência de instalação do campus
A terceira e última audiência pública para tratar da implantação do Campus Miracatu do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) foi realizada na noite dessa quinta-feira (17), na Câmara Municipal da cidade. Durante o evento, foram apresentados os eixos tecnológicos mais adequados aos arranjos produtivos locais e os cursos que serão ofertados na nova unidade.
A decisão do eixo e dos cursos partiu da análise dos questionários, respondidos pelos moradores do município, em que foram apontadas as expectativas da comunidade, mas também se baseou em um levantamento sobre salários, empregabilidade, profissões do futuro, possibilidades de verticalização e demandas do arranjo produtivo local. Considerado todos esses aspectos, ficou definido que o primeiro curso técnico integrado ofertado pelo campus será em Biotecnologia, dentro do eixo Produção Industrial.
O diretor-geral do Campus Miracatu, Crounel Marins, lembrou que o curso de Biotecnologia é inédito no IFSP e tem um enorme potencial, com um mercado de trabalho em expansão demandando muitos profissionais. “A gente vai montar aqui o primeiro curso de Biotecnologia do IFSP, o qual, com certeza, será uma referência não só no estado mas no Brasil inteiro”. Ainda segundo o diretor, espera-se que a chegada do Instituto possibilite que os jovens não tenham que sair do município, como tem acontecido atualmente, em busca de mais oportunidades de estudo e trabalho.
A previsão é que a primeira turma do curso comece a ser ofertada no 1º semestre de 2025. Antes disso, no início de 2024, o campus deve começar a ofertar Cursos de Formação Continuada (FIC) com temas a serem anunciados em breve. Moradora da região e diretora de uma escola de Miracatu, Daniele Magalhães acredita que o início dos cursos trará muitas oportunidades à comunidade, bem como contribuirá com transformações a curto, médio e longo prazo.
Mais uma vez presente na audiência, o prefeito da cidade, Vinícius de Queiróz, declarou que todos estão muito contentes com o curso definido por meio do trabalho conjunto entre o IFSP e a população local. Segundo ele, a chegada do Instituto é muito importante para Miracatu e a expectativa é que a partir daí seja possível trazer também as empresas e qualificar as pessoas para o mercado de trabalho, alavancando a região.
Além do prefeito da cidade e do diretor-geral do campus, estiveram presentes na audiência na noite dessa quinta o diretor do Campus Presidente Prudente, José Roberto da Silva, na ocasião representando o reitor do IFSP, Silmário dos Santos, e o docente do IFSP Luiz Felipe Martins, além de autoridades locais e membros da comunidade.
Sede do campus – A obra da sede definitiva do campus, em terreno cedido pela prefeitura, deve ter início em breve. Até que ela seja concluída, o campus funcionará em um prédio cedido provisoriamente também pela prefeitura.
Assista ao vídeo completo da audiência: