Sorocaba

Cidade vira verdadeiro canteiro de obras: Ligue 118 para saber dicas e rotas alternativas de trânsito em Sorocaba – Agência de Notícias

 

Cidade passa por dezenas de obras de melhorias viárias e canal direto de comunicação auxilia motoristas com desvios e outras orientações, principalmente nos horários de pico de movimento; novo link: www.sorocaba.sp.gov.br/obras também traz informações detalhadas sobre as obras em andamento no município.

 

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Mobilidade (Semob), reforça a divulgação do telefone gratuito 118 para os munícipes que desejarem obter informações sobre o trânsito na cidade, diretamente com a equipe do Centro de Controle Operacional (CCO).

É possível saber sobre vias temporariamente interditadas, devido às dezenas de obras de melhorias que estão sendo realizadas simultaneamente, de um total de, aproximadamente, 30 previstas até 2024, como parte do programa “Sorocaba tem Pressa”, bem como em relação a desvios momentâneos de trânsito, inclusive em decorrência de chuvas ou eventos, por exemplo. O novo link: www.sorocaba.sp.gov.br/obras também traz informações detalhadas sobre as obras em andamento no município.

Pelo 118, o munícipe também pode solicitar serviços, como manutenção em semáforos e informar sobre eventuais ocorrências que possam causar interferência no trânsito. Nesse sentido, a Semob realiza o monitoramento do sistema viário de toda a cidade, 24 horas por dia, além de atendimentos emergenciais, direcionando as ações e operações dos demais setores da Administração Municipal. O atendimento de ocorrências é feito em até 15 minutos, no máximo.

Outro canal de contato com a Semob é por meio da Ouvidoria, pelo site: www.urbes.com.br . Basta clicar no botão “Ouvidoria”, que está localizado na barra do Menu Principal, no topo do site. Lá, os munícipes têm informações intuitivas e de fácil manuseio, sobre como enviar suas demandas ao setor. A Ouvidoria dispõe, ainda, do WhatsApp: (11) 98884-5218.

 

Alertas e desvios de obras

Todos os locais na cidade em que há obras em andamento estão devidamente sinalizados, tanto os pontos onde há interrupção parcial do tráfego, como aqueles que demandam fechamento total de vias e que há a necessidade de desvio temporário. “Essas obras estão sendo executadas de modo a causar o menor impacto possível à população e atendendo a demandas de melhorias importantes, aguardadas há mais de décadas pelos moradores”, aponta o secretário da Semob, Carlos Eduardo Paschoini.

No bairro Vila Rica, por exemplo, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) concluiu a substituição da travessia sobre o córrego que corta o bairro. A obra foi entregue e a Rua Paulo Quariglia foi liberada ao tráfego, na tarde desta terça-feira (27). Porém, outra obra de travessia continua em andamento, desta vez, sobre o córrego Itanguá, na Rua José Parra Sanches, Jardim Marli. Há interdição temporária de trânsito e o acesso ao bairro é pela Rua Eugênia de Oliveira Cirne, paralela à primeira. Essa via também é o principal acesso ao bairro Jacutinga, igualmente na Zona Oeste, cuja via principal, a Rua Jacutinga, está sendo pavimentada e o trânsito opera em sistema “pare e siga”.

Ao passo em que a autarquia pública mantém uma faixa de trânsito interditada na Avenida Paraná, no sentido Centro/bairro, para a substituição de adutora de água, cujos trabalhos vão prosseguir por até 12 meses nas regiões do Cajuru e Éden. Da mesma forma, prossegue o desassoreamento do Rio Sorocaba, no Centro da cidade, em que uma faixa da Avenida Dom Aguirre, em sentido à Praça Lions, está fechada momentaneamente.

A construção do viaduto sobre o córrego Itanguá é outra obra em fase final, prevista para ser entregue em agosto deste ano. No local, há desvio de trânsito, sendo que o motorista que segue pela Avenida Dr. Américo Figueiredo, sentido Centro/bairro, deve acessar a Marginal Itanguá e o Trecho 1 até o  retorno da via, posteriormente retornando à Avenida Dr. Américo Figueiredo.

Ainda na Av. Américo Figueiredo, mas na altura do número 2.300, junto à praça do Jardim Ipiranga, ocorrem as obras de construção do Terminal Ipiranga, do sistema BRT. No local, estão fresando e colocando asfalto e o acesso Centro/bairro, no entroncamento coma a Rua Estado de Israel, está fechado, com desvio pela pista da Área de Transferência, conforme sinalização existente no local.

Em contrapartida, nas avenidas Pereira da Fonseca e Três de Março, onde ocorrem serviços de duplicação e pavimentação, há uma faixa de trânsito livre, em cada sentido. Em caso de eventual necessidade de interdição, devido ao andamento das obras, está prevista operação no sistema “pare e siga”.   “Ou seja, nesses pontos, não haverá transtornos com desvios de rotas, considerando que as atividades ocorrerão sempre deixando acesso livre”, complementa o secretário da Semob.

Também na Zona Leste, a pavimentação da Rua Prof.ª Célia Cangro Marques Mendes foi iniciada em abril passado e tem prazo de entrega em até 180 dias. Devido a isso, a via está temporariamente fechada ao tráfego de veículos. Depois de pronta, a via será uma importante rota alternativa para evitar lentidão nos horários de pico nas principais avenidas na região do Alto da Boa Vista, ligando essa região à Rodovia Castelinho (SP-75). Enquanto isso, a orientação aos motoristas é utilizar a Avenida Três de Março.

Outra via que está com fluxo temporariamente interrompido, em parte de seu trecho, é a Rua Augusto Lippel, na Zona Oeste. No local, seguem as obras de pavimentação das últimas duas etapas, para propiciar a ligação final da região do Campolim com a Rua Heloísa Oliveira Evangelista, nas proximidades do trevo para saída à Rodovia Raposo Tavares (atrás da Leroy Merlin). A intervenção está prevista para ser concluída no segundo semestre deste ano e, até lá, a alternativa de fluxo viário é pela rodovia.

Ainda, há as intervenções de requalificação de pavimento em vias por onde circulam as linhas de ônibus alimentadoras do Sistema BRT, na região do Parque São Bento, e também na Zona Oeste, no entorno da Avenida Armando Pannunzio. Elas estão em estágio final de execução e, em geral, utilizam-se do sistema “pare e siga”.

No cruzamento entre as avenidas Sadrac de Arruda e Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, agentes orientam motoristas sobre a liberação de acesso de “direita livre”, sem parada de semáforo, em sentido à Prefeitura, para garantir a melhor fluidez ao tráfego. A sinalização, que era feita por meio de cones, deu lugar a dispositivos fixos, garantindo o acesso preferencial. No local, também foi implantada “direita livre” sob o pontilhão da linha férrea, no sentido oposto (Centro/bairro), ou seja, para quem segue pela Avenida Carlos Reinaldo Mendes, para acessar a Av. Sadrac de Arruda.

 

Horários de pico e rotas alternativas

A prioridade da Semob é desobstruir vias e garantir o bom tráfego, agilizando o atendimento de casos, como carros quebrados na pista ou acidentes de trânsito, por exemplo. As ações de mobilidade ocorrem por meio de intervenções de agentes de trânsito em todas as regiões da cidade, com maior ênfase nos locais de grande fluxo, a exemplo das proximidades das escolas, nos horários de entrada e saída dos alunos.

“São adotadas medidas imediatas e efetivas para melhorar, sempre, a fluidez do trânsito, sobretudo nos horários de pico, que compreendem das 7h30 às 8h10 e das 16h50 às 18h30. Sempre que constatada uma ocorrência de lentidão, uma estratégia adicional de ação é montada, na hora, e colocada em prática, seguindo padrões pré-estabelecidos, para garantir o pleno atendimento de todos os agentes que compõem a mobilidade urbana”, explica o secretário da Semob.

“A maioria das ocorrências de lentidão é registrada na região central da cidade e na Av. Dom Aguirre. A dica é que o motorista busque por rotas alternativas, nos horários de pico, evitando os principais corredores de tráfego. Nesse sentido, Sorocaba está dotada com placas de sinalização de trânsito que apontam essas opções de caminhos secundários”, orienta.

As rotas alternativas desafogam vias, como Antônio Carlos Comitre, Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, Dom Aguirre e Itavuvu, que estão entre as principais da cidade. Adicionalmente, as ações de mobilidade abrangem igualmente outras áreas com alta demanda de tráfego veicular, como nas avenidas Ipanema, General Carneiro e General Osório, além das praças Nove de Julho e da Bandeira.

 

Videomonitoramento e semáforos

A Semob opera um Centro de Controle de Operações (CCO), localizado em sua sede, no Alto da Boa Vista, Zona Leste da cidade. Cerca de 20 agentes atuam no setor, organizados em quatro plantões distintos. Ali, são operadas 123 câmeras de monitoramento em pontos estratégicos da cidade. Destas, 95 estão localizadas nas principais avenidas e corredores de tráfego, sendo que praças e parques também são monitorados. Há, ainda, o sistema de monitoramento do BRT, com mais de 800 aparelhos em funcionamento, sendo que a Semob também tem acesso às imagens geradas por esses equipamentos.

Sorocaba, inclusive, já conta com uma estrutura de câmeras no conceito de “muralha eletrônica”, sobretudo para controle nas principais entradas e saídas da cidade. Esse projeto vem sendo adequado, de acordo com as diretrizes do conceito Smart Cities. Os equipamentos em uso possuem alta definição de imagem, permitindo identificar placas de veículos, por exemplo.  A modernização do sistema já implantado vai possibilitar, inclusive, o reconhecimento facial e de objetos, entre outras aplicações estratégicas.

Outra ação da Semob é a alteração do tempo de abertura dos semáforos, o que é possível fazer mesmo remotamente, conforme a demanda de usuários, uma vez que o sistema é todo integrado, formado por dispositivos em, aproximadamente, 400 cruzamentos da cidade. Outra medida possível é a mudança de sentido de tráfego em determinadas vias e, ainda, a abertura de passagem livre à direita, entre outras intervenções rápidas e eficazes.