A Prefeitura de Sorocaba e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) definiram a programação de junho da campanha educativa e de conscientização sobre a forma correta de descarte de águas pluviais, isto é, vindas das chuvas, nas residências.
A ação ocorre desde abril passado e, a partir de segunda-feira (5), a autarquia começará a utilizar um equipamento insuflador de fumaça. O novo dispositivo permite detectar ligações inadequadas de águas pluviais nas redes de esgoto, de forma mais ágil e precisa.
“Como o dispositivo emite fumaça não poluente, para evitar qualquer tipo de estranhamento ou alarme por parte da população, montamos um cronograma de atuação na cidade, para informar os munícipes. As autoridades de segurança também já conhecem o equipamento e foram comunicadas sobre os locais onde ocorrerão as visitas e averiguações”, destaca o diretor-geral do Saae/Sorocaba, Tiago Suckow.
A equipe técnica da autarquia realizará as vistorias e os testes dentro dos imóveis, por meio da aplicação de fumaça atóxica, nas redes internas e diretamente nos poços de visita (PVs), a fim de identificar possíveis ligações com interferências.
As verificações nos domicílios serão feitas por profissionais do Saae/Sorocaba devidamente identificados, por meio de crachá e veículos adesivados com o logotipo da autarquia. Eles jamais solicitam qualquer tipo de cobrança. Caso haja dúvida ao receber a visita desses funcionários, basta solicitar orientação ao Saae/Sorocaba, pelo telefone 0800-770-1195 (ligação gratuita) ou (15) 3224-5800.
Cronograma de junho
Neste mês de junho, a campanha vai contemplar imóveis da região do Jardim Europa, na Zona Sul da cidade. Entre os dias 5 e 7, as equipes estarão nas ruas Noruega, Hungria, Holanda, Alemanha, França, Alameda Itália e Travessa Paris.
Na semana de 12 a 16, serão atendidas residências nas ruas Thecoslováquia, Áustria, Eire, Rússia, Iugoslávia e Alameda Itália. De 19 a 23 de junho, imóveis nas ruas Inglaterra, San Marino, França, Suíça e Alameda Itália serão alvo da ação, enquanto, de 26 a 30, a Avenida Londres, as ruas Dinamarca e Albânia e adjacências.
“Vale ressaltar que esse cronograma pode sofrer alterações, devido a imprevistos que possam ocorrer, como a ocorrência de chuvas. A campanha educativa e as visitas das equipes da autarquia prosseguirão até o fim deste ano, em locais que serão sempre previamente divulgados”, aponta o diretor operacional de Esgoto do Saae/Sorocaba, Charles Camargo.
Legislação
A campanha foi motivada, após a autarquia constatar, durante a temporada de chuvas intensas no município, entre agosto de 2022 e março deste ano, aumento na demanda de chamados de retorno de esgoto nas residências dos sorocabanos. Esses casos sinalizam possível interferência ou falha no sistema de descarte das águas de chuvas nesses imóveis.
Para coleta e descarte das águas de chuvas, é necessária instalação de tubulação independente da rede de esgoto, percorrendo todo imóvel, captando os ralos externos, calhas dos telhados e piscinas (quando houver), até a rede de drenagem presente na rua. “Os moradores são sempre orientados sobre a correta instalação das redes, seja nas vistorias ou no momento em que o Saae/Sorocaba recebe os pedidos de ligação de rede de esgoto”, destaca o diretor-geral.
A forma correta de instalação das redes de esgoto e de descarte das águas das chuvas está regulamentada pela Lei Municipal nº 1.437/66 e pelo Decreto Municipal nº 14.644/2005. As medidas estabelecem, ainda, que não se pode jogar lixo, produtos químicos e outros despejos que possam causar dano à rede, obstrução ou qualquer tipo de interferência no processo de tratamento de esgoto.