O colégio Padre Antônio Vieira agora faz parte da APAC do Humaitá – Prefeitura do Rio
A Prefeitura do Rio publicou, na terça-feira (16/5), no Diário Oficial, decreto que declara a preservação do edifício do antigo Colégio Padre Antônio Vieira, situado à Rua Humaitá, 52, no bairro da Zona Sul. O decreto, assinado pelo prefeito Eduardo Paes, incluiu o imóvel como um bem preservado da Área de Proteção do Ambiente Cultural (APAC) do Humaitá. Um bem é indicado para preservação quando pertence a um conjunto arquitetônico cujas características representem a identidade cultural de um bairro.
– Este é mais um exemplo de renovação e preservação da cidade, que permite a convivência harmônica entre antigas e novas edificações – afirma o secretário de Planejamento Urbano, Augusto Ivan.
Neste caso, a preservação garante que sejam mantidas fachadas, telhados e volumetria do edifício. Modificações internas são permitidas, desde que se integrem aos elementos arquitetônicos preservados.
– Localizado no interior do terreno do antigo colégio, o imóvel estava ocultado pela construção existente junto à testada do lote, ou seja, junto à rua. Em vistoria, foi detectado o valor arquitetônico da edificação, construída entre o final do século XIX e o começo do século XX e, portanto, o interesse de sua inclusão na APAC existente – explica a presidente do IRPH, Laura Di Blasi.
Com a medida, quaisquer intervenções físicas a serem realizadas no local deverão ser previamente orientadas e aprovadas pelo Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH).
Compartilhe
Categoria:
Marcações: APAC Colégio Humaitá Padre Antônio Vieira Prefeitura do Rio
Notícias
Vila Olímpica do Caju oferece cerca de 400 vagas gratuitas em atividades esportivas
22 de maio de 2023
RioFilme abre consulta pública para os editais de fomento de 2023
22 de maio de 2023
Espaços da Juventude oferecem 1.500 vagas para cursos de DJ e Design de Games
22 de maio de 2023
Mapa das redes subterrâneas de drenagem está disponível online
22 de maio de 2023
Seop apreende cerca de 40 projéteis em ação de ordenamento no Leblon
22 de maio de 2023