NOTÍCIAS Santo André

Grupo Paranga interpreta músicas dos…


Apresentação em comemoração ao centenário do prédio do Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes acontece neste sábado, a partir das 18h, após apresentação do longa-metragem Jeca Tatu


Santo André, 26 de agosto de 2025 – Os sucessos musicais dos filmes de Mazzaropi, como “A dor da saudade “ e “Fogo no rancho”, compostos por Elpídio dos Santos, serão interpretados pelo grupo Paranga – formado pelos familiares do compositor – em apresentação gratuita neste sábado (30), no Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes, às 18h. O show, que será recheado de histórias sobre a parceria entre os artistas e processo de criação das canções, acontece após a exibição do filme Jeca Tatu, um dos mais famosos de Mazzaropi.

 

O evento faz parte da programação do Festival Mazzaropi, que comemora o centenário da inauguração do prédio do Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes, com a exibição de filmes do ícone do cinema brasileiro durante todo o mês de agosto e início do mês de setembro. Dos 19 filmes do cineasta, 26 músicas foram compostas por Elpídio dos Santos especialmente para as produções.

 

“Vamos intercalar as músicas mais famosas dos filmes de Mazzaropi compostas por Elpídio, com histórias sobre a amizade dos dois e a criação das músicas, com memórias do Negão dos Santos, filho do músico. Ele conta que o Mazza ligava para o pai dele e falava o roteiro de um novo filme, para que ele pensasse nas músicas. Mas às vezes o Mazzaropi mudava a história e o Elpídio tinha que correr para mudar a música”, disse a neta de Elpídio, Lia Marques, uma das componentes do grupo.

 

Paranga – O Paranga foi criado em São Luiz do Paraitinga na década de 1970 com o intuito de divulgar a cultura da região e a obra do compositor Elpídio dos Santos. A banda era formada por filhos do próprio Elpídio e integrantes de uma outra família, a Frade, e ganhou projeção nacional ao fazer parte do movimento de vanguarda Lira Paulistana. Através do Lira a banda lança seu primeiro disco “Chora Viola Canta Coração”.

 

Paralelamente ao trabalho na capital do estado de São Paulo, o Paranga foi peça fundamental na criação do carnaval de São Luiz do Paraitinga, em 1981.

 

Com o passar dos anos a formação do Paranga foi se modificando. Negão dos Santos, neto de Elpídio e integrante da formação original, está à frente da banda até hoje ao lado de Renata Marques, nora de Elpídio, que faz parte do grupo desde a gravação do primeiro disco. João Gaspar entrou no início dos anos 2000 e Lia Marques, neta de Elpídio, em 2009. Juntos mantém o trabalho do Paranga sempre em evidência, trazendo ao público shows de diferentes temáticas, mas sempre pautados na proposta de quando foi criado, que é a valorização da rica cultura brasileira.

 

Jeca Tatu – Lançado em 1959, o filme estrelado e produzido por Amácio Mazzaropi é um dos mais conhecidos e emblemáticos do cinema brasileiro. Nele, Mazzaropi elevou o personagem caipira a um novo patamar, dando a ele profundidade e um caráter mais marcante, tornando-o o mais importante de sua carreira.

 

A produção é uma adaptação do personagem de mesmo nome, criado por Monteiro Lobato. O enredo do filme conta que o capataz da fazenda vizinha, Vicente, e o político demagogo, Coronel Januário, armam intrigas para fazer com que Jeca perca suas terras. Eles fazem isso para beneficiar o filho do coronel, Zico, que quer se casar com a filha de Jeca, Marina.

 

Para recuperar o que perdeu e desmascarar os vilões, Jeca conta com a ajuda do médico Dr. Alberto e do amigo Tonico. O filme então se desenrola com Jeca mostrando que sua preguiça e sua aparente ingenuidade escondem uma esperteza nata, que ele usa para reverter a situação e recuperar suas terras.

 

A trama pegou a essência crítica da obra de Lobato (a verminose) e a adaptou para um enredo de comédia e drama rural, com um conflito que era muito comum em seus filmes: o pobre e simples caipira contra o rico e poderoso da cidade. O filme, que tem direção de Milton Amaral, foi cedido pela Reza Brava Filmes.

 

Serviço

*Especial 100 anos do prédio do Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes | exibição de ‘Jeca Tatu’ e show do Grupo Paranga*

Data: 30/8 (sábado)

Horário: 18h

Local: Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes

Endereço: Rua Senador Fláquer, 110 – Centro 

Gratuito 

 

Próximos filmes do Festival Mazzaropi

Data: 28/8 (quinta-feira)

Horário: 19h30

‘O Puritano da Rua Augusta'(1965)

 

Data: 4/9 (quinta-feira)

Horário: 19h30 

‘Sai da Frente’ (1952)

 

Data: 11/9 (quinta-feira)

Horário: 19h30

‘Candinho’ (1953)

 

-| Texto: Paola Zanei

-| Fotos: Divulgação

 

 

Fonte: Secretaria de Cultura

Autor: Paola Zanei