A empresa está em fase avançada de instalação de um galpão de 60 mil metros quadrados que será utilizado para armazenagem, distribuição e gestão de mercadorias, principalmente do comércio eletrônico. Na construção do empreendimento, que também prevê a restauração de dois prédios tombados, a Goodman está investindo R$ 360 milhões.
A iniciativa gerou 5 mil empregos durante a obra. A empresa estima que serão criados ainda 17 mil postos de trabalho quando o centro logístico estiver em funcionamento. Os números foram apresentados nesta quarta-feira (16), durante visita às obras do galpão, que contou com a presença do prefeito Gilvan Ferreira.
“Tenho certeza que esta é uma das obras em andamento no país com maior impacto sobre o desenvolvimento urbano de uma cidade. Além de beneficiar o setor logístico, que é muito importante, é também um empreendimento que une preocupação com a sustentabilidade, respeito e carinho com o patrimônio histórico e cultural de Santo André, e que ainda vai impactar de maneira positiva a paisagem urbana, sem falar da geração de milhares de empregos”, destacou o prefeito Gilvan.
O terreno onde o galpão logístico será instalado tem 150 mil metros quadrados e foi adquirido pela Goodman em 2021. A área passou por um processo de descontaminação antes de receber as obras.
“Foram feitos a remoção e o descarte do solo contaminado, injeção de químicos neutralizantes, e estamos em tratativas com a Cetesb para ter o termo de uso seguro do solo para uso logístico. Daqui a alguns anos a gente vai receber o termo de reabilitação final. Isso é um presente que vamos deixar para Santo André”, disse a diretora executiva da Goodman Brasil, Edith Bertoletti.
“Esse empreendimento na Avenida dos Estados é um projeto marcante para a Goodman em São Paulo, projetado para ser um ponto de entrega de mercadorias aos consumidores de maneira eficiente e sustentável”, afirmou o CEO da Goodman, Danny Peeters.
Restauro – Além da descontaminação do terreno, outro desafio enfrentado pela empresa foi a restauração de dois prédios da antiga fábrica que foram tombados pelo Comdephaapasa (Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico-Urbanístico e Paisagístico de Santo André).
“Essa é a maior obra de restauro no estado de São Paulo. São 2,8 mil metros quadrados sendo restaurados por uma empresa especializada. O Comdephaapasa solicitou a permeabilidade visual dos prédios, então será possível vê-los da rua. Os dois prédios vão ser um novo cartão postal da cidade”, complementou Edith Bertoletti.
“Tenho certeza de que a Goodman está se instalando em uma das melhores localizações do Brasil, próximo ao porto de Santos, do litoral, e do ABC, com seus mais de 2,6 milhões de habitantes. O galpão ainda estará a poucos minutos da capital”, finalizou o prefeito Gilvan Ferreira.
-| Texto: Paola Zanei e Tiago Oliveira
-| Fotos: Alex Cavanha/PSA e Guilherme Brabo/PSA (drone) | Vídeo: Guilherme Brabo/PSA