NOTÍCIAS

Campanha de coleta recebe embalagens vazias de agrotóxicos em Porto União e Irineópolis

Iniciativa é do Departamento Regional da Cidasc em Canoinhas, em parceria com outros órgãos do Governo do Estado e entidades

Os produtores rurais de Irineópolis e de Porto União terão uma alternativa a mais para entregar suas embalagens vazias de agrotóxicos na semana de 9 a 13 de dezembro. A campanha de coleta é organizada pelo Departamento Regional de Canoinhas da Cidasc, em parceria com entidades públicas e privadas. 

O cronograma (disponível abaixo) atende diversas localidades nos dois municípios. Podem ser entregues embalagens vazias de agrotóxicos (rígidas e flexíveis), obedecendo as determinações da legislação sobre o assunto. As embalagens precisam estar vazias: as rígidas devem passar pela tríplice lavagem e as embalagens flexíveis devem ser acondicionadas em sacos de resgate para entrega no ponto de coleta. As caixas de papelão devem ser entregues desmontadas.

As embalagens de agrotóxicos entregues nos postos de recolhimento são encaminhadas a centrais para serem processadas de acordo com a legislação. Foto: acervo Ascom/Cidasc

Nesta campanha de coleta, os caminhões para recolher o material em cada localidade foram disponibilizados pelas empresas parceiras Toni Cerealista, Bortoluzzi, Coperdia, Big Safra, Agroxisto e Cooperalfa. A iniciativa do Departamento Regional de Canoinhas tem o apoio de outros órgãos públicos estaduais: Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária, Epagri, Instituto de Meio Ambiente, Polícia Militar Ambiental, Defesa Civil, Vigilância Sanitária Estadual e Divisão de Vigilância Epidemiológica. A Polícia Rodoviária Federal e as prefeituras municipais também participam da campanha, assim como a Acodeplan (Associação de Comerciantes de Defensivos do Planalto Norte). 

Segundo a gestora do Departamento Regional de Canoinhas, Maritza Martins Mansani, “a campanha de coleta é uma oportunidade para os produtores resolverem de forma prática e segura o descarte das embalagens de agrotóxicos, incluindo produtos impróprios e obsoletos que podem estar armazenados nas propriedades. Além de cumprir a legislação, essa ação evita contaminações e promove a saúde única, segurança ambiental e sanitária. É uma solução acessível e essencial para quem quer cuidar da sua propriedade e do futuro”.

A destinação correta das embalagens de agrotóxicos é uma responsabilidade compartilhada. Cabe ao produtor rural entregar as embalagens vazias até um ano após a data da compra nos pontos de coleta (em geral, o estabelecimento em que fez a aquisição ou postos criados para esta finalidade). As empresas fabricantes destes produtos são responsáveis pela logística reversa, cabendo a elas dar a destinação final aos recipientes, que não podem ser descartados no lixo comum ou reaproveitados para outros fins. 

Mais informações à imprensa:
Denise De Rocchi
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
[email protected]
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500