Um levantamento do portal G1 trouxe um dado curioso: 11 municípios no Brasil elegeram o prefeito, o vice-prefeito e todos os vereadores filiados ao mesmo partido político.
Fazendo um recorte a nível estadual, dessas 11 cidades, três estão na Paraíba: Coxixola, Serra Grande e Poço Dantas.
As 11 cidades com eleitos do mesmo partido são:
- Coxixola (PB)
- Floresta do Piauí (PI)
- Ipaporanga (CE)
- Jacobina do Piauí (PI)
- Mar Vermelho (AL)
- Perolândia (GO)
- Pilões (RN)
- Poço Dantas (PB)
- Rafael Godeiro (RN)
- São João do Jaguaribe (CE)
- Serra Grande (PB)
Em Coxixola, no Cariri, o prefeito Nelsinho Honorato e sua vice, Paloma, ambos do partido União Brasil, foram reeleitos com 89,33% dos votos válidos, em uma das eleições mais expressivas do estado. Na eleição para vereador, nove parlamentares foram eleitos para a próxima legislatura, todos eles também filiados ao partido do prefeito.
Do outro lado do estado, em Poço Dantas, Itamar Moreira foi eleito prefeito em um pleito majoritário no qual concorreu sozinho. Lá, além de sua vice-prefeita, Claudineide Baltazar, todos os nove parlamentares da Câmara Municipal são filiados ao mesmo partido, o Republicanos.
Em Serra Grande, no Vale do Piancó, o prefeito João Neto foi reeleito, junto com seu vice, Edinho, para mais quatro anos à frente da prefeitura. Assim como nas outras cidades mencionadas, todos os 10 vereadores do município são filiados ao partido do prefeito, o PSB.
Vale lembrar que não há nenhum tipo de impedimento na legislação eleitoral para casos como esses, mas essa situação pode ser prejudicial ao processo democrático, uma vez que pode comprometer a capacidade da Câmara Municipal de fiscalizar as ações da prefeitura.
Texto: Pedro Pereira