Quando se trata de saúde, é importante saber onde buscar atendimento para receber o cuidado adequado e de forma rápida.
Nesta quinta, 19, foi aniversário do Sistema Único de Saúde (SUS) e a Secretaria de Estado da Saúde reforça a importância desta política pública que garante acesso universal, integral e gratuito a todos.
Santa Catarina possui um sistema robusto e complexo, que vai desde cuidados simples até emergências graves, promovendo atenção integral à saúde.
Em Santa Catarina, a porta de entrada preferencial do SUS são as 1.967 Unidades Básicas de Saúde (UBS), também conhecidas como postos.
Há 133 policlínicas, 65 Unidades de Pronto Atendimento (UPA), 198 hospitais e 141 unidades do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
São serviços que oferecem atendimento de prevenção e promoção à saúde, vacinação, controle das doenças, assistência farmacêutica, educação e gestão, atendimento ambulatorial, de emergência e médico-hospitalar.
O SUS é um sistema descentralizado com gestão compartilhada entre o Ministério da Saúde, Estados e Municípios, conforme determina a Constituição Federal de 1988. Cada ente tem suas responsabilidades para que o sistema funcione de forma organizada.
O superintendente de Urgência e Emergência de Santa Catarina, Marcos Fonseca, detalha as diferenças de atendimento dependendo do nível de urgência dos casos:
SONORA