Mesmo após o indeferimento do seu registro de candidatura pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB) na segunda-feira, a defesa do deputado estadual Chico Mendes (PSB), que busca o cargo de prefeito em Cajazeiras, permanece otimista quanto a uma possível reversão da decisão.
De acordo com Joselito Feitosa, advogado do parlamentar, até que o caso seja julgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a campanha de Chico continuará sem alterações.
“Vamos apresentar um recurso contra a decisão de ontem, e a campanha continua normalmente, tanto na esfera eleitoral quanto na esfera jurídica. Não há nenhum impedimento para seguir com a campanha”, afirmou.
Chico Mendes agora corre contra o tempo, pois o prazo final estabelecido pela Justiça Eleitoral para o partido apresentar um substituto para a eleição de 6 de outubro se encerra na próxima segunda-feira, dia 16.
Apesar do otimismo em relação à reversão na instância federal, os julgamentos recentes do TSE em casos semelhantes podem influenciar negativamente a situação do deputado.
No último mês de junho a Corte reafirmou a proibição de um terceiro mandato, mesmo que se disputado em outra cidade, acompanhando entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o assunto.
Texto: Pedro Pereira