Fotos: DIvulgação/PMSC
Na sexta-feira, 23, os alunos-soldados do Curso de Formação de Praças, juntamente com o efetivo da Escola Superior de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (Esfap), realizaram a marcha na Serra Garganta em Anitápolis. A atividade extracurricular teve como objetivo prestar homenagem aos soldados tombados no cumprimento do dever na Batalha da Serra da Garganta, em 1930.
Também participaram da marcha o diretor da Academia de Polícia Militar da Trindade, coronel Cléber Pires, o coronel da reserva remunerada Egídio Marledo Costa e o comandante da Esfap, tenente-coronel Lucius Paulo de Carvalho.
Aos alunos-soldados, a marcha teve como principal fundamento a valorização da história da Batalha da Serra da Garganta, que aconteceu em 1930, bem como as dificuldades do efetivo à época em percorrer um longo trecho inclinado e com desfiladeiros.
No local prestou-se as devidas homenagens aos policiais que vieram a perder suas vidas no cumprimento do dever, a fim de que jamais sejam esquecidos por toda a corporação e pela sociedade catarinense. Para materializar a homenagem, afixou-se placa com reverências aos heróis da Serra Garganta, além de serem prestadas as continências e dedicado um minuto de silêncio, com toque fúnebre.
Diante da importância em manter a história viva, em especial não deixar cair no esquecimento a bravura dos soldados que tombaram na Batalha da Serra da Garganta, o coronel Valmir Lemos disponibilizou vídeo informativo, que explica o contexto histórico, político e a batalha, veja abaixo: