Cidade reafirma protagonismo no compromisso com a Educação de Jovens e Adultos por meio da implementação de políticas públicas voltadas à superação do analfabetismo
Santo André, 6 de fevereiro de 2026 – Na noite desta quinta-feira (5), Santo André se consolidou como espaço de referência regional para a formação continuada de educadores e fortalecimento do trabalho colaborativo entre municípios. Na ocasião, o Teatro Municipal Maestro Flavio Florence recebeu o 2º encontro regional do Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação da Educação de Jovens e Adultos.
O evento, que recebeu participantes dos municípios de Santo André, São Bernardo do Campo, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, contou com a presença de professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA), articuladores e formadores do Pacto Nacional contra o Analfabetismo na EJA.
“Conseguimos unir nesta noite diversas redes de educação. Com seis municípios presentes ressaltamos a estratégia de buscar alunos e pessoas que muitas vezes ainda não perceberam o quanto é importante a alfabetização e o avanço no ensino. Realizamos ainda a busca com foco na profissionalização”, comemora o secretário de Educação Pedrinho Botaro.
Na entrada do evento, o público conferiu a exposição “Levantados do chão”, inspirada na música homônima composta por Chico Buarque e Milton Nascimento – parte do álbum Terra, feito em homenagem à obra fotográfica e literária de Sebastião Salgado.
A mostra constrói pontes entre as trajetórias dos educandos da Educação de Jovens e Adultos dos seis municípios e os registros do fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado, reconhecido mundialmente.
O público participou também de uma palestra sobre rede temática na EJA com Valter Giovedi, professor do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e membro da Rede Freireana de Pesquisadores (constituída por pesquisadores de diversas universidades públicas e particulares do país, que se dedica ao estudo do legado de Paulo Freire na educação pública brasileira).
“Fiquei agradecido com a oportunidade de contribuir com os municípios participantes deste encontro para que, por meio do Pacto Nacional da EJA, busquem estabelecer a melhor política curricular que melhor atenda esta modalidade da Educação”, destacou o palestrante.
Na ocasião, Valter Giovedi pontuou também sobre o legado de Paulo Freire. “Entre suas diversas virtudes, destacamos o trabalho com a educação de adultos. O seu amplo legado reforça a ideia de que, antes de ensinar, deve-se aprender o universo dos educandos para saber o que ensinar e em que ritmo ensinar. A escola deve ser um lugar que faça sentido aos adultos que a ela retornam”.
Educação – A garantia do direito à educação ao longo da vida é levada a sério em Santo André. Cabe destacar que o município, com uma população de 615.268 habitantes, conta com 97,99% das pessoas alfabetizadas, resultando em 2,01% de analfabetos.
Em 2025, a rede municipal formou 460 estudantes de EJA. A previsão para 2026 é de 2.800 alunos matriculados, mas vale ressaltar que o período de inscrição segue aberto.
“Santo André tem uma estratégia de unificar a questão da alfabetização com o avanço no conhecimento, mas, principalmente, de gerar emprego e renda por meio do ensino e dos cursos que a gente oferece. Esta é uma estratégia diferenciada hoje, no sentido de cada vez mais atrair um público que muitas vezes não teve oportunidade de estudo”, enfatiza o secretário de Educação, Pedrinho Botaro.
Inscrições para EJA – A Secretaria de Educação de Santo André está com inscrições abertas para munícipes que pretendem voltar aos estudos e ingressar na Educação de Jovens e Adultos em 23 unidades da rede municipal.
As matrículas podem ser realizadas até 30 de setembro de 2026 para EJA I, que compreende do 2º ao 5º ano.
Já para a EJA II, que corresponde ao ensino fundamental II, do 6º ao 9º ano, as matrículas seguem até 30 de maio de 2026.
Para fazer matrícula é necessário procurar a unidade com EJA mais próxima da residência com os seguintes documentos: cópia do RG, CPF, comprovante de endereço e histórico escolar. Caso a pessoa não possua histórico escolar, a escola auxiliará na busca das informações necessárias.
Os interessados devem entrar em contato pelos telefones (11) 4468-4296 ou na unidade escolar com EJA de preferência.

