NOTÍCIAS Santo André

Santo André fecha 2025 como líder na…

Com diversas ações voltadas aos trabalhadores e empreendedores, cidade gera 5.183 novas vagas e assume o protagonismo local
 
Santo André, 30 de janeiro de 2026 – Santo André registrou o maior saldo positivo de empregos formais da região do ABC em 2025, de acordo com levantamento do Novo Caged, divulgado pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O município encerrou o ano passado período com saldo de 5.183 vagas criadas.
 
O desempenho coloca Santo André à frente das demais cidades do ABC, como São Bernardo do Campo, que apresentou saldo positivo de 4.239 vagas, São Caetano do Sul (2.879), Mauá (2.340), Diadema (1.533), Ribeirão Pires (427) e Rio Grande da Serra, que teve saldo negativo de 56 postos de trabalho.
 
“Encerrar 2025 como a cidade que mais gerou empregos no ABC é motivo de muito orgulho para Santo André. Esse resultado mostra que, mesmo diante de um cenário econômico desafiador, seguimos avançando com planejamento, seriedade e trabalho em equipe. São mais de 5 mil novas vagas formais que representam renda, dignidade e novas oportunidades para milhares de famílias andreenses. Vamos continuar investindo em políticas públicas que fortalecem a economia local, atraem novos investimentos e ampliam o apoio aos trabalhadores e empreendedores, com iniciativas como a Casa do Trabalhador e o programa Prefeitura Presente – Rumo ao Emprego, aproximando os serviços de quem mais precisa”, afirma o prefeito Gilvan Ferreira.
 
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego, Evandro Banzato, o resultado positivo consolida Santo André como referência regional na criação de empregos, mesmo em um cenário econômico desafiador, e evidencia o papel estratégico do município no fortalecimento do mercado de trabalho do ABC.
 
“A liderança regional é fruto do trabalho sério de um fantástico time de colaboradores, planejamento estratégico, governança e diálogo permanente com a iniciativa privada, instituições de ensino e entidades de classe. Santo André segue de portas abertas para novos investimentos, expansão das atividades comerciais e geração de oportunidades”, disse Banzato.
 
Os números refletem a força da economia andreense e o ambiente favorável de negócios, que impactam na geração de empregos, impulsionado por políticas públicas de estímulo ao desenvolvimento econômico, atração de investimentos e apoio aos setores produtivos da cidade.
 
Ações voltadas ao trabalhador – Por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego, a Prefeitura de Santo André tem ampliado e modernizado os serviços voltados aos trabalhadores e à intermediação de mão de obra. Um dos destaques é o Portal da Casa do Trabalhador, que reúne em um único ambiente digital todos os serviços para quem busca uma oportunidade no mercado de trabalho. Visita a Casa do Trabalhador pelo site https://portais.santoandre.sp.gov.br/casadotrabalhador. 
 
Por meio do portal, os trabalhadores têm acesso ao Painel de Vagas, com a lista atualizada de oportunidades cadastradas no Centro Público de Emprego, Trabalho e Renda (CPETR), além da descrição das funções, requisitos, orientações para candidatura, informações sobre qualificações profissionais gratuitas, cadastramento de currículos, agendamento de serviços e ações de empreendedorismo e economia solidária. As vagas também são divulgadas no canal oficial de WhatsApp da Casa do Trabalhador, ampliando o alcance das informações. Para ter acesso ao canal basta entrar no portal ou acessar http://acesse.santoandre.br/CanalEmprego.
 
Além do atendimento aos trabalhadores, o CPETR atua diretamente com as empresas, oferecendo apoio nos processos seletivos e na busca por candidatos com perfil adequado, fortalecendo a intermediação de mão de obra no município. Grandes redes utilizam o serviço para recrutamento, reforçando a confiança do setor produtivo nas políticas públicas locais.
 
Outra iniciativa é o programa Prefeitura Presente – Rumo ao Emprego, que leva os serviços do CPETR até os territórios mais vulneráveis, com atendimento direto nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras). O programa oferece não apenas o cadastramento de currículos, mas também encaminhamento para entrevistas, orientação profissional e oficinas de capacitação, ampliando as chances de inserção no mercado de trabalho e contribuindo para o saldo positivo de empregos registrado na cidade.
 
-| Texto: Renan Muniz