NOTÍCIAS

Tutor é conduzido à Delegacia de Polícia por flagrante de maus-tratos a cão em Sorocaba – Agência de Notícias



24 de janeiro de 2026

13:35

Por: Secom

Um tutor foi conduzido à Delegacia de Polícia, na tarde desta sexta-feira (23), após a Seção de Proteção e Bem-Estar Animal da Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema) constatar evidência de maus-tratos a um cão, que recebia atendimento emergencial na Fundação Alexandra Schlumberger (FAS).

O animal estava sendo avaliado na FAS, com a boca sangrando e a região de palato tomado por miíase (bicheira), com necrose de palato e dentes caindo. Ao ser questionada, a esposa do tutor alegou que levou o seu pet há três meses a um veterinário, por conta do mau hálito, e o mesmo falou que o animal não aguentaria um procedimento cirúrgico (sem exames).

Segundo profissional da Fundação Alexandra Schlumberger, pelo estado larval e decomposição da cavidade oral, a bicheira estava há mais de uma semana presente na boca do cão. Imediatamente, a entidade fez a denúncia à Sema, que encaminhou uma equipe ao local.

Na sequência, a Guarda Civil Municipal (GCM) foi acionada e o tutor acabou encaminhado à Delegacia de Polícia. O Município também vai responsabilizá-lo, conforme estabelecido pela Lei Municipal nº 9.551/2011, que trata da proibição à prática de maus-tratos e crueldade contra animais em Sorocaba. Já o animal está sob a responsabilidade da Sema, recebendo todos os cuidados necessários para sua recuperação.

Os canais para denúncia de maus-tratos podem ser feitos pela Central de Atendimento da Prefeitura de Sorocaba: https://atendimento156.sorocaba.sp.gov.br/ (24 horas), pelo telefone 156 ou, ainda, pelo WhatsApp: (15) 99129-2426, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Já, aos fins de semana e feriados, o munícipe também pode entrar em contato pelo telefone 153, da Guarda Civil Municipal.