O Governo do Estado já concluiu a instalação de 60 das 130 estações previstas no Projeto de Ampliação da Rede Hidrometeorológica Estadual, alcançando quase 50% de execução do plano.
Com investimento de R$ 9 milhões, projeto deve ser concluído até o fim deste ano e reforça a capacidade de monitoramento em tempo real no estado.
A ideia é fortalecer a capacidade de prevenção e resposta do Estado diante de eventos climáticos extremos, ampliando a rede de monitoramento que auxilia na emissão de alertas e na tomada de decisões em situações de risco, como ressalta o governador Jorginho Mello:
SONORA
O projeto contempla dois tipos de equipamentos: as estações hidrológicas para medir o nível dos rios e a chuva no local e as estações meteorológicas que também monitoram direção e velocidade do vento, temperatura, umidade e pressão atmosférica.
Todos os equipamentos fornecem dados em tempo real, como explica o assessor técnico em Hidrologia da Defesa Civil de SC, Dieyson Pelinson:
SONORA
As estações contam ainda com sistemas de câmeras e alarmes, que garantem a segurança dos equipamentos e a integridade dos dados transmitidos.
Repórter: Marcos Lampert


