NOTÍCIAS Sorocaba

Agência Minas Gerais | Destinos e cultura de Minas Gerais ganham vitrine em feira internacional de turismo em Paris

Minas Gerais reafirma sua vocação como destino turístico global ao participar da IFTM Top Resa 2025, realizada em Paris. Considerada a maior feira de turismo da França e uma das mais influentes da Europa, o evento reúne milhares de profissionais do setor, operadores de viagem, companhias aéreas e destinos internacionais.

IFTM Top Resa / Divulgação

No estande do Brasil, coordenado pela Embratur, o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult-MG) , promove o estado em uma vitrine estratégica para o mercado europeu, despertando o interesse do público francês em experiências que unem natureza, cultura, história e gastronomia.

“Estar na IFTM Top Resa é estratégico para Minas Gerais porque nos coloca diante de um público altamente qualificado e interessado em destinos autênticos. Minas é diversidade cultural, hospitalidade, gastronomia premiada e paisagens inesquecíveis. Essa participação fortalece a imagem do nosso estado no cenário internacional e amplia as oportunidades de negócios e parcerias que impulsionam o turismo mineiro”, afirma a secretária de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Bárbara Botega.

Minas Gerais em evidência

A participação mineira está sendo conduzida pelo Superintendente de Marketing Turístico da Secult-MG, Thiago Ferreira, que apresenta ao mercado europeu os diferenciais competitivos do estado.

Entre os destaques, chamam atenção a força do Carnaval de Belo Horizonte, reconhecido por sua criatividade e crescimento exponencial nos últimos anos, e o reconhecimento internacional do queijo artesanal mineiro, valorizado em rotas como a do Serro e da Canastra.

A diversidade cultural do estado também se destaca com atrativos como o Circuito Liberdade, em Belo Horizonte, e o Inhotim, em Brumadinho, reconhecido como o maior museu a céu aberto do mundo, unindo arte contemporânea e natureza de forma singular.

“O interesse dos franceses é notável e dialoga diretamente com o que Minas tem de melhor: experiências autênticas. Temos visto uma procura crescente pelo Carnaval de Belo Horizonte, pela premiada cozinha mineira, pela riqueza cultural das nossas cidades históricas e pela hospitalidade mineira. Nosso trabalho aqui é abrir portas, estabelecer pontes e consolidar Minas Gerais como um destino cada vez mais presente na mente do viajante internacional”, destacou o superintendente Thiago Ferreira.

Riqueza cultural e novas oportunidades

Minas Gerais apresenta também as novas rotas turísticas estruturadas pela Secult-MG, que ampliam a oferta de produtos para diferentes perfis de viajantes, com ênfase no turismo de natureza e de experiência. Estradas cênicas, parques estaduais, vilarejos preservados, além da hospitalidade das comunidades locais, foram elementos valorizados na promoção do destino.