22 de setembro de 2025
11:08
Por: Mariana Campos
Fotos: Sema
Mais de 200 visitantes do Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” tiveram a oportunidade de conferir, na manhã de sexta-feira (19), a exposição interativa “Jardineiros da Floresta: não existem florestas sem animais, e nem animais sem floresta”. Promovida pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), a atividade fez parte da programação em comemoração ao Dia da Árvore (21 de setembro).
A mostra teve como objetivo sensibilizar a população sobre a importância das árvores e a necessidade de ampliação da arborização como uma das estratégias de mitigação dos efeitos das mudanças climáticas. A atividade também buscou sensibilizar sobre a importância do plantio de árvores no município, sobretudo de árvores frutíferas, que atraem a fauna e também acabam por contribuir com o aumento da diversidade de espécies de árvores.
Mediada pela equipe de Educação Ambiental do Zoo, a exposição apresentou alguns animais taxidermizados que desempenham a importante função ecológica de realizar a dispersão de sementes vegetais e, com isso, garantir a perpetuação e ampliação das florestas e áreas verdes.
Lá, os visitantes puderam entender a relação direta entre animais e alguns frutos e sementes que são diretamente dispersos pelos mesmos, demonstrando que essa relação é benéfica para ambos, uma vez que a planta oferece o alimento para o animal. Já o animal, por sua vez, ao ingerir o fruto e se deslocar pela floresta, irá defecar as sementes que darão origem a novas plantas. Essa é uma estratégia de dispersão de sementes conhecida como zoocoria, e garante que novas árvores cresçam em regiões distantes de onde foram produzidas as sementes que lhe deram origem.
Além do lazer oferecido ao público, o “Quinzinho de Barros” desempenha um importante trabalho de conservação de espécies, pesquisa, bem-estar animal e educação ambiental, que são as cinco funções de um zoológico moderno.
O Parque Zoológico Municipal está localizado na Rua Theodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência, aberto de terça a domingo, das 9h às 17h, sendo que a bilheteria funciona até as 16h. Os ingressos custam R$ 8, para pessoas de 12 a 59 anos, e R$ 4, para crianças de 6 a 11 anos, além de estudantes dos ensinos Fundamental, Médio, Técnico ou Superior, reconhecidos pelo MEC, mediante comprovação de matrícula ou carteira estudantil dentro do prazo de validade. Crianças até 5 anos, idosos acima de 60 anos completos e pessoa com deficiência, garantindo-se também ao seu acompanhante, quando necessário e quando comprovada essa condição, são isentos de pagamento do ingresso.