“Os filmes de Mazzaropi levavam centenas de pessoas ao cinema na década de 60, com grande sucesso, e o festival é uma forma de reviver essa história”, diz a coordenadora de programação do Cine Theatro Carlos Gomes, Elaine Marin. O Festival Mazzaropi teve início em 7 de agosto, com filmes cedidos por meio de uma parceria da Secretaria de Cultura com Museu Mazzaropi, Cinemateca Brasileira e Reza Brava Filmes, detentores dos direitos de exibição.
A programação continua no dia 11 (quinta-feira), também às 19h30, com o filme “Candinho”, de 1954. A obra inspirou o dramaturgo Walcyr Carrasco para a novela “Êta Mundo Bom!”, que foi ao ar pela TV Globo em 2016. Na história, Candinho (Mazzaropi) foi encontrado nas águas sujas de um riacho. Ao seu lado estava um jumentinho, chamado Policarpo. Candinho e o jumento cresceram juntos e vão para a cidade grande arriscar melhorar de vida.
Jeca Tatu – O filme “Jeca Tatu”, um dos mais conhecidos e emblemáticos do cinema brasileiro, que inicialmente seria exibido no dia 30 de agosto, foi adiado para 18 de setembro (quinta-feira), às 19h30. Nessa produção, que encerra a programação, Mazzaropi elevou o personagem caipira a um novo patamar, dando a ele profundidade e um caráter mais marcante, tornando-o o mais importante de sua carreira. A produção, de 1959, é uma adaptação do personagem de mesmo nome, criado por Monteiro Lobato.
Circuito Embaúba – No dia 25 de setembro (quinta-feira), o projeto Cinemão de Quinta exibe o filme “Suçuarana”, lançado em 2024 pela produtora Embaúba Filmes. O longa-metragem narra a história de Dora, uma mulher que passou os últimos anos de sua vida na estrada, em busca de uma terra perdida que ela e sua mãe tanto sonharam. Em meio a encontros com outros viajantes e guiada por um misterioso cachorro, Dora atravessa um território em ruínas, devastado pela mineração. Após um acidente, ela encontra refúgio em uma fábrica abandonada, onde se encontra com uma vila de trabalhadores que vivem em coletividade e lembram o lar que ela tanto procura.
A exibição gratuita é resultado de parceria entre a Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Cultura, e o Circuito Embaúba, projeto criado pela empresa Embaúba Filmes, para levar filmes brasileiros para além do circuito comercial tradicional, exibindo-os em cineclubes, escolas, universidades e cidades com menor acesso a lançamentos.
Serviço
Festival Mazzaropi – Cinemão de Quinta
Dia: 4/9 (quinta-feira), às 19h30 – ‘Sai da Frente’ (1952)
Dia: 11/9 (quinta-feira), às 19h30 – ‘Candinho’ (1954)
Dia: 18/9 (quinta-feira), às 19h30 – ‘Jeca Tatu’ (1959)
Dia: 25/9 (quinta-feira), às 19h30 – ‘Suçuarana’ (2024) | Parceria Circuito Embaúba
Local: Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes
Endereço: Rua Senador Fláquer, 110 – Centro – Santo André
Entrada gratuita
-| Texto: Paola Zanei
-| Fotos: Divulgação