NOTÍCIAS Santo André

Educação de Santo André promove 7º…

Santo André, 26 de agosto de 2025 – A Secretaria de Educação de Santo André iniciou, nesta segunda-feira (25), a 7ª edição do Compartilhando Saberes. A iniciativa contou com uma cerimônia de abertura no Centro de Formação de Professores Clarice Lispector e a participação de cerca de 380 profissionais. No decorrer da semana, as palestras ocorrerão em formato on-line de acordo com as inscrições realizadas.

O secretário de Educação, Pedrinho Botaro, esteve presente no evento e parabenizou os profissionais que se inscreveram para a troca de saberes. “Ações como essa são muito importantes. São momentos  que compartilhamos aprendizado entre todos os setores da Educação para que possamos dar as mãos e juntos superar os desafios”, pontuou.

O Compartilhando Saberes tem como objetivo destacar as práticas pedagógicas de diferentes modalidades e diversos equipamentos da rede municipal. Nesta ação, participam profissionais que atuam na Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos, Educação Inclusiva, Cesas (Centros Educacionais de Santo André), Emea – Parque Escola Tangará, Sabina, entre outros equipamentos da rede.

Na noite desta segunda, o público pôde conferir a apresentação teatral “A sala é dos professores!”, que retrata o dia a dia da escola, com seus desafios e conquistas.

A encenação, em formato de comédia, destacou a rotina de professores e funcionários que, com jogo de cintura, conseguem cumprir a missão de educar em meio a circunstâncias muitas vezes desafiadoras.

*Palestras* – O foco das palestras que serão transmitidas durante a semana é viabilizar a apresentação de trabalhos acadêmicos produzidos por profissionais da rede municipal, cujos temas estejam diretamente relacionados à concepção de educação e às etapas e modalidades atendidas.

Entre os motes de destaque estão Letramento Racial e os conceitos importantes no currículo para a prática escolar; Liderança pedagógica com foco na aprendizagem; Diálogo sobre racismo na Educação Infantil, os rastros e as leituras de mundo das crianças; além dos temas mindfulness e saúde mental com estratégias para o equilíbrio emocional; e Estimulação precoce de criança de 0 a 3 anos e as estratégias para um desenvolvimento saudável.