NOTÍCIAS Sorocaba

Parceria entre Prefeitura, Rotary Club e Sebrae-RJ forma 270 empreendedoras – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

As novas empreendedoras aprenderam a divulgar seus negócios – Wanderson Cruz/SMAS

São muitas histórias de vidas transformadas pelo empreendedorismo: no caso, 270. Esse é o número de mulheres que receberam nesta terça-feira (19/8), o certificado de conclusão do curso Empreender para Crescer e Vencer em Família, promovido pelo Rotary Club, com apoio do Sebrae-RJ e da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS). A solenidade de formatura foi realizada na sede do Sebrae-RJ, no Centro. As alunas são todas de baixa renda, inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) e atendidas pela rede de assistência da Prefeitura do Rio. Do grupo de formandas, 70 são pessoas com deficiência auditiva.

— O propósito principal do nosso trabalho é acolher quem precisa e oferecer oportunidades para a pessoa ganhar autonomia e gerar renda para si e para sua família. Todas as mulheres que se tornaram empreendedoras, a partir dessa iniciativa, merecem nosso reconhecimento. A conquista delas vai fazer diferença na vida de cada uma, e isso nos deixa muito orgulhosos da parceria — declarou a secretária municipal de Assistência Social, Martha Rocha.

As novas empreendedoras aprenderam a divulgar seus negócios, precificar produtos, lidar com clientes e turbinar as finanças. São artesãs, designers de joias e bijuterias, costureiras e vendedoras que saem mais capacitadas a fazer a renda familiar crescer.

— Para mim, foi muito bom o curso. Sempre fiz roupinha de boneca e tenho paixão por artesanato. Faço exposições e vendo pacotes de aulas para quem quer aprender a fazer roupas com material reciclável. Já fiz vestidos com saco de batata, TNT (tipo de tecido) e fundo de latinha de cerveja — contou Izanete Bernardo da Silva, de 67 anos, uma das formandas.

A primeira turma, com 170 mulheres, concluiu a capacitação em novembro de 2024, e desde então coloca em prática os conteúdos recebidos. As outras 100 terminaram neste mês de agosto. Depois de formadas, todas seguem no programa e recebem capacitação continuada por dois anos, pela SMAS. Além de expor seus produtos na Feira do Empreendedor Comunitário, que acontece às segundas-feiras, na sede administrativa da Prefeitura do Rio, na Cidade Nova, participam de feiras parceiras, onde ampliam contatos e alcançam mais clientes.

— É para mim um motivo de grata satisfação participar dessa cerimônia. Esse momento é de mudança , e jamais será esquecido, porque vai marcar definitivamente o futuro de todas vocês— afirmou Luciano Ozório Rosa, presidente do Rotary Club, em discurso às formandas.

A qualificação começou em março do ano passado. No conteúdo, estavam noções de gestão financeira e marketing digital. As aulas, ministradas por consultores do Sebrae-RJ, aconteceram em núcleos com 25 mulheres cada, duas vezes por semana, por três meses, em territórios da 5ª, 6ª, 8ª e 9ª CAS (Coordenadoria de Assistência Social), nos seguintes bairros: Rocha Miranda (Zona Norte), Pavuna, Realengo e Campo Grande (Zona Oeste). Em cada turma, as alunas receberam material, lanche e apoio de transporte (passagens de ônibus e trem). Elas foram selecionadas pela SMAS e atenderam aos seguintes pré-requisitos: morar no Rio, ser inscrita no CadÚnico, ter mais de 18 anos e ser empreendedora ou interessada em empreender.

— Espero que as 270 mulheres que se tornaram empreendedoras tenham sucesso profissional e empresarial, possam ganhar dinheiro, desenvolver seus negócios e ter crescimento pessoal. Contem sempre com o apoio do Sebrae, aqui é a casa do micro e pequeno empresário — destacou Antônio Alvarenga, diretor superintendente do Sebrae-RJ.

Marcações: Cadastro Único curso empreendedorismo parceria Prefeitura do Rio