Foto: Divulgação
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) recebeu nesta quinta-feira, 7, no Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), em Chapecó (SC), uma delegação do Instituto Brasil Coreia (IBK). As conversas trataram dos projetos conjuntos entre as duas instituições e de novas parcerias. O grupo também visitou à Fazenda Experimental da Udesc Oeste, em Guatambu (SC).
O presidente do IBK, Chan-Soo Wim, e o conselheiro Moris Kohl chegaram à Udesc Oeste acompanhados do ex-secretário estadual de agricultura Valdir Colatto. Eles foram recebidos pela diretora-geral do centro, Edlamar Kátia Adamy, e pelo chefe do Departamento de Zootecnia, Dilmar Baretta.
Bioinsumos
Durante a visita, os representantes da Udesc Oeste e do IBK conversaram sobre uma nova parceria. As pesquisas envolverão o Núcleo de Ciência, Tecnologia e Inovação do Leite (NCTI), na Udesc Oeste em Pinhalzinho (SC), e o grupo de pesquisa Solos e Sustentabilidade, liderado pelo professor Baretta.
O trabalho ainda está em estágio inicial, mas teve o apoio do IBK acertado a partir das conversas. “Fechamos novas parcerias na área de bioinsumos e produtos biológicos, com ênfase na produção de pastagens perenes e mais sustentáveis, voltadas à produção de leite”, explica o professor Dilmar Baretta.
Fazenda
Os representantes do IBK visitaram a estrutura da Fazenda Experimental, que dá suporte a projetos já desenvolvidos em parceria entre o instituto e a universidade na área de Zootecnia, coordenados pelos professores Aleksandro Schafer e Marcel Boiago.
De acordo com o professor Dilmar Baretta, os parceiros do IBK ficaram impressionados. “Eles elogiaram as atividades desenvolvidas na Fazenda, as instalações, os alojamentos para estudantes, muita gente trabalhando, disseram que a estrutura está melhorando a cada visita deles”, conta o professor.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: [email protected]
Telefone: (48) 3664-8006