Base é trunfo em vitórias vascaínas contra o Internacional no Beira-Rio; veja histórico
Aos 27 min do 2º tempo – gol de cabeça de Lyncon do Vasco contra o Internacional em 2024
Com apenas uma vitória fora de casa até aqui no Brasileirão e uma posição acima da zona de rebaixamento, o Vasco enfrenta o Internacional para tentar afastar o momento conturbado neste domingo, no Beira-Rio, onde a base do clube tem sido um dos principais trunfos para as vitórias conquistadas no século 21.
Em quatro dos cinco triunfos do Vasco como visitante contra o Internacional desde 2001, pelo menos um jovem da base vascaína marcou gols. Foram 17 partidas entre as equipes no Rio Grande do Sul, com cinco vitórias vascaínas, 11 triunfos colorados e apenas um empate – um aproveitamento de 26,6% do time carioca.
O último encontro entre os adversários no Sul contou com vitória vascaína, que ficou marcada pelo primeiro – e único – gol de Lyncon no time profissional até aqui. No dia 7 de julho do ano passado, o Vasco venceu no Beira-Rio, por 2 a 1, pela 15ª rodada Campeonato Brasileiro.
Adson abriu o placar para o Vasco já aos 15 minutos da segunda etapa, e o jovem defensor ampliou, aos 26, em rebote de cabeça. Os donos da casa pressionaram, chegaram a diminuir com Bustos e tiveram uma bola na trave nos acréscimos, mas o time carioca, à época comandado por Rafael Paiva, voltou com os três pontos na mala.
Na primeira vez em que o Vasco venceu o Internacional em seu estádio no século 21, Valdir Bigode – apesar de já veterano – estava lá para representar as categorias de base do clube. Aos 32 anos, o atacante formado em São Januário marcou o segundo da vitória por 3 a 1 sobre o Internacional, pela 11ª rodada do Brasileirão de 2004. O jogador subiu para os profissionais em 1992, e fazia naquele ano sua última temporada como atleta do clube carioca. Ao todo, foram sete anos defendendo o Vasco, em duas passagens distintas.
O destaque de jogadores da base também ocorreu em derrotas. Na penúltima partida entre as duas equipes no Rio Grande do Sul, em 2023, com vitória colorada por 2 a 1, o gol vascaíno foi marcado pelo estreante Rayan, que hoje é titular da equipe de Fernando Diniz e um dos principais jogadores do elenco. Outra participação recente foi do volante Andrey Ramos, em 2018, na derrota por 3 a 1.
Confira as vitórias do Vasco sobre o Internacional como visitante no século 21: (em destaque, os jogadores da base):
- Internacional 1 x 2 Vasco (15ª rodada do Brasileirão 2024) – Gols de Lyncon e Adson
- Internacional 0 x 1 Vasco (27ª rodada do Brasileirão 2019) – Gol de Marrony
- Internacional 0 x 2 Vasco (16ª rodada do Brasileirão 2007) – Gols de Alan Kardec e Leandro Amaral
- Internacional 1 x 2 Vasco (20ª rodada do Brasileirão 2006) – Gols de Jorge Luiz e Morais
- Internacional 1 x 3 Vasco (11ª rodada do Brasileirão 2004) – Gols de Muriqui, Valdir Bigode e Chiquinho
Quem pode seguir a escrita?
A provável escalação do Vasco para enfrentar o Inter conta justamente com Rayan, que vem em ascensão e se tornou peça-chave sob comando de Fernando Diniz. Na última partida contra o Del Valle, quatro jogadores formados na base estavam no banco de reservas: Luiz Gustavo, Leandrinho Guilherme Estrella e Alex Teixeira.
Desses, Leandrinho e Estrella entraram no decorrer da etapa final e há a expectativa de que ganhem mais minutos na sequência do time na temporada. Há ainda Philippe Coutinho, cria da base vascaína, que ainda não deve estar à disposição no Beira-Rio. O camisa 10 segue recuperação de um lesão na panturrilha esquerda.
A partida contra o Internacional acontecerá no próximo domingo, às 18h30 (de Brasília), pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Vasco é o 16º colocado da competição com 14 pontos em 14 partidas, mas tem dois jogos a menos em relação aos adversários por conta da disputa dos playoffs da Copa Sul-Americana.
Fonte: ge