NOTÍCIAS

Tardezinha Inclusiva realiza programação em homenagem ao Dia das Mães

A Tardezinha Inclusiva do mês de maio acontece neste domingo (25), a partir das 14h, e a programação terá uma homenagem especial alusiva ao Dia das Mães. O evento, que tem como cenário o Centro Cultural de Mangabeira, é realizado pela Prefeitura de João Pessoa, através de sua Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) e Associação Paraibana de Autismo (APA). A ação é gratuita e aberta ao público.

“O projeto Tardezinha Inclusiva é uma ação que desenvolvemos há quatro anos e muito nos orgulha. Ele mostra um resultado belíssimo, com um processo de interação e integração social das crianças autistas e suas famílias. Nesta edição, faremos uma justíssima homenagem às mães que precisam também ser lembradas e cuidadas”, afirma o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves.

Ele ressalta que uma mãe atípica desenvolve uma experiência única nos cuidados com seus filhos. “Isso porque muitas crianças autistas necessitam de um olhar permanente no cotidiano dessas famílias. A mãe é quem, na maioria das vezes, se dedica a esse cuidado intenso. Por isso, nós reservamos um momento para homenagear todas as mães que participam da nossa ação de integração e inclusão das crianças autistas por meio da arte e da cultura”, pontua.

Hosana Carneiro, presidente da APA, afirma que será um momento especial dedicado às mães atípicas e às famílias dos autistas. “Nós fizemos uma festa para elas fora do ambiente do Centro Cultural de Mangabeira, mas faremos esta homenagem para aquelas que não conseguiram estar na primeira. Como trabalhamos com temas, o mês das mães é dedicado à família, à maternidade. Então, é importante fazermos essa Tardezinha em prol das mães atípicas que são mulheres ativas e guerreiras. As mães estarão junto com seus filhos, curtindo a Tardezinha Inclusiva”, observa.

Para Nik Fernandes, uma das organizadoras do evento, este é um momento pensado com muito carinho para homenagear as verdadeiras heroínas da inclusão – as mães atípicas. “Elas enfrentam batalhas diárias com amor, força e coragem, cuidando de seus filhos com dedicação, mesmo diante de desafios que muitos não veem. São mães que lutam por direitos, inclusão, respeito e, acima de tudo, por um mundo mais empático e acessível”, destaca.

Nik acrescenta que a Tardezinha Inclusiva é um abraço coletivo, um espaço seguro e afetivo onde as crianças e suas famílias se sentem acolhidas, representadas e valorizadas.

Programação – Será uma tarde de muita emoção, atividades culturais, inclusão, acolhimento e gratidão às mães e às famílias atípicas. O palco da Tardezinha receberá apresentações especiais dos cantores mirins Antônio Marques, Ana Beatriz, Isac, Lucas e Luiz Felipe.

A Tardezinha Inclusiva também conta com a Turma Tá Blz, personagens Baba Baby e Kika, que farão a alegria das crianças com suas interações afetuosas e brincadeiras acessíveis.

Acontecem ainda ações de serviço, oficinas criativas e atividades lúdicas pensadas especialmente para o público infantojuvenil atípico e a Feirinha Inclusiva, proporcionando um ambiente de acolhimento, respeito e amor.