NOTÍCIAS

Alunos da Rede Municipal usam criatividade e participam de mais uma edição do Scratch Day

A Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec-JP), por meio do Departamento de Informática Escolar (DIE), deu início nesta segunda-feira (19) a mais uma edição do ‘Scratch Day’, cuja temática este ano é ‘Guardiões da Natureza’. A abertura aconteceu na Sala Google da Escola Municipal Luiz Vaz de Camões, no bairro de Mangabeira. O evento acontece até sexta-feira (23), mobilizando 66 escolas da Rede Municipal.

“A iniciativa faz parte da agenda pedagógica da Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC) e reflete o investimento contínuo da Sedec em ações que valorizam o protagonismo estudantil e promovem uma educação mais envolvente e significativa. Utilizando o Scratch, linguagem de programação visual criada no MIT Media Lab (Massachusetts Institute of Technology) e atualmente mantida pela Fundação sem fins lucrativos Internacional Scratch, através da plataforma os estudantes desenvolvem pensamento computacional, criatividade, resolução de problemas e, nesta edição, também consciência socioambiental, tudo de forma lúdica, colaborativa e relevante”, explicou o diretor do DEI, Elisson Abreu Dutra.

Durante esses cinco dias o evento é realizado em diversos países. Em João Pessoa são impactados diretamente mais de oito mil estudantes da Rede Municipal.

Alice Bento, do 5º ano, é uma dessas alunas envolvidas no ‘Scratch Day’. “Eu estou amando poder usar da minha criatividade. Eu coloquei o gatinho saindo de casa para ir para a escola caminhado e durante o caminho ele apanha o lixo que encontrar no chão”, disse a estudante.

Mais do que ensinar programação, o evento convida os alunos a criarem soluções, histórias e projetos interativos. A proposta é celebrar a aprendizagem criativa e o uso da tecnologia com intencionalidade pedagógica, conectando o currículo escolar aos valores e competências essenciais para a formação das novas gerações.

“Esse ano, o ‘Scratch Day’ reforça o nosso compromisso com a formação de uma cultura digital sólida, alinhada a Política Nacional de Educação Digital. Quando um aluno programa no Scratch, ele está desenvolvendo muito mais do que habilidades técnicas, está exercitando pensamento crítico, colaboração, resolução de problemas e, nessa edição, também a consciência ambiental. O tema da campanha nos faz refletir que quem cuida do meio ambiente também programa um futuro melhor”, falou a chefe da Divisão de Computação da Sedec, Raquel Dantas.

Além do ‘Scratch Day’, João Pessoa avança com a implantação de Salas Google, Espaços Maker, kits de robótica, acesso à internet de qualidade e um forte compromisso com a formação continuada dos professores, consolidando uma cultura digital que já é modelo para outras redes.

Neste primeiro dia, o evento também acontece nas escolas municipais Antônio Santos Coelho Neto (Penha), Professor Afonso Pereira da Nóbrega (Cidade Verde), José Eugênio Lins de Albuquerque (Geisel), Senador Ruy Carneiro (Mandacaru), além das Escola Municipais Ativas Integrais (EMAIs) Doutor João Santa Cruz de Oliveira (Novais), Drº Severino Patrício (Alto do Mateus) e Professor Anísio Teixeira (Ernani Sátiro).