NOTÍCIAS Sorocaba

Agência Minas Gerais | Sisema ComCiência discute inovação na educação ambiental para bacias hidrográficas

A edição de abril do programa Sisema ComCiência colocou em pauta uma abordagem inovadora para a educação ambiental no contexto da gestão de recursos hídricos. O encontro, realizado virtualmente na tarde desta quinta-feira (24/4), teve como tema o Plano e Programa de Educação Ambiental do Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (Ceivap). A transmissão ocorreu pelo canal da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) no YouTube e foi acompanhada por cerca 130 participantes.

Semad / Divulgação

O convidado desta edição foi Eduardo de Araújo Rodrigues, analista ambiental do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) e coordenador do Grupo de Trabalho de Educação Ambiental, Mobilização e Comunicação (GTEAMC) do Ceivap.

Durante a apresentação, Eduardo destacou a inovação e pioneirismo do plano. “O Plano e Programa de Educação Ambiental (PPEA) do Ceivap é a primeira concepção de planejamento da educação ambiental elaborado por um comitê de bacias no Brasil com olhar para a capacitação, a elaboração de material didático, o desenvolvimento de pesquisas e experimentos, bem como para o monitoramento dos resultados destas ações na gestão de recursos hídricos, em consonância com a Lei nº 9.795/1999, que institui a Política Nacional de Educação Ambiental”, explicou o coordenador.

A mediação do evento ficou a cargo de Alexandre Magrineli dos Reis, analista da Assessoria de Programas, Projetos e Pesquisas em Recursos Hídricos do Igam.

 Divulgação científica com foco no meio ambiente

Criado em novembro de 2020, o Sisema ComCiência é uma iniciativa do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema), com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). O programa tem como objetivo divulgar pesquisas científicas relevantes para o meio ambiente em Minas Gerais.

As edições ocorrem mensalmente e contam com a participação de especialistas que apresentam resultados de estudos acadêmicos e científicos de impacto. Além disso, o projeto promove a interação entre o público e os convidados, por meio de espaço aberto para perguntas ao final de cada transmissão.