“Catarina Domenici é uma artista multifacetada. É uma pianista de grande expressividade, compositora antenada nas mais prementes questões da nossa modernidade, com espetáculos musicais que juntam várias linguagens. Com esse concerto, que será uma experiência única, daremos início à temporada 2025, retomando o repertório para piano e orquestra no teatro da cidade, em um concerto em homenagem ao mês das mulheres“, disse o maestro Abel Rocha.
A Sinfonia Gaélica, composta pela americana Amy Beach em 1894, abre o programa. A obra foi a primeira sinfonia de uma compositora americana a ganhar atenção pública. Para esta grande obra orquestral, Beach se inspirou em melodias simples do inglês antigo, irlandês e escocês, e por isso subintitulou a obra ‘Gaélico’.
Na sequência, o programa do concerto traz ao palco Catarina Domenici, que interpreta sua composição “Abaporu”, criada em homenagem ao emblemático quadro de Tarsila do Amaral. A obra foi composta especialmente para a Sinfônica de Santo André para as comemorações dos 100 anos da Semana de Arte Moderna.
A icônica Rhapsody in Blue, de George Gershwin, encerra o concerto. A composição para piano solo e banda de jazz, composta em 1924, apresentou o jazz ao público de música clássica e deu fama instantânea ao seu compositor. Quase um século depois, o clássico voltou à tona ao integrar, no ano 2000, o longa-metragem de animação Fantasia 2000 da Disney.
Programa:
Sinfonia Gaélica – Amy Beach: 40’
Abaporu – Catarina Domenici: 8‘
Rhapsody in Blue – George Gershwin: 18‘
Serviço
Orquestra Sinfônica de Santo André – concerto em homenagem ao Mês das Mulheres
Data: 29/3 (sábado), às 19h30 | 30/3 (domingo), às 11h
Local: Teatro Municipal Maestro Flavio Florence
Endereço: Praça IV Centenário, s/n – Centro
Ingressos gratuitos, distribuídos com uma hora de antecedência (máximo de 1 unidade por pessoa)
-| Texto: Paola Zanei
-| Fotos: Helber Aggio/PSA e Sofia Cortese | Vídeo: Renato Silva/PSA