Foto: Cristiano Andujar/ Arquivo/ SECOM
A Secretaria de Estado da Educação (SED) apresentou a importância do uso estratégico do Censo Escolar para o desenvolvimento das redes de ensino de Santa Catarina. A palestra ocorreu durante o Curso de Formação para Gestores Municipais de Educação 2025 e equipes técnicas. O evento foi promovido pela Federação Catarinense de Municípios (Fecam) e foi feita de forma online nesta segunda-feira, 24.
Ao longo da apresentação, três pilares principais sobre o Censo Escolar foram destacados: prazos e demandas, importância para o planejamento e gestão, além das ferramentas e práticas para garantir a qualidade dos dados. A SED também se colocou à disposição para auxiliar os municípios no preenchimento da pesquisa.
“Com essas informações, é possível realizar um planejamento mais eficiente, direcionando recursos de forma adequada, identificando necessidades específicas e desenvolvendo políticas públicas voltadas para a melhoria do ensino. É imprescindível que o gestor municipal acompanhe todas as etapas de coleta do Censo Escolar”, destaca Déborah Lopes, coordenadora Estadual do Censo Escolar e palestrante da SED no evento.
Formação continuada
Frequentemente, o Governo do Estado realiza formações sobre o Censo Escolar. Em fevereiro deste ano, a SED promoveu o Curso de Formação Continuada da Situação do Aluno, que reuniu representantes das 37 Coordenadorias Regionais do Censo Escolar e um Coordenador do Instituto Estadual de Educação.
O objetivo desta formação continuada é aprimorar o preenchimento e a análise dos dados do Sistema Educacenso, fundamentais para o Censo da Educação Básica, destacando conceitos e relatórios específicos desta segunda etapa da coleta.