A Prefeitura do Rio apresentou, nesta terça-feira (17/12), em sua sede administrativa, a primeira etapa da instalação de sensores de ar-condicionado nos ônibus (SPPO) da cidade. A ação tem por objetivo garantir o bem estar dos passageiros e punir as empresas que não cumprirem as regras de climatização. Os sensores já foram implantados em algumas linhas da cidade e nos ônibus do Conexão BRT.
A temperatura de referência no interior do veículo será de 24ºC (vinte e quatro graus Celsius). Mas a Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) vai considerar ligado e em bom funcionamento o ar-condicionado que reduza a temperatura no interior do veículo em, no mínimo, 8ºC (oito graus Celsius), em comparação com a temperatura externa ao veículo. Tais critérios levam em consideração as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
– Até o fim do ano já teremos cerca de 150 ônibus com o sensor. Temos uma licitação no dia 27 e, ao longo do verão, a gente instala o sensor nos outros ônibus da rede. É uma instalação simples e própria Prefeitura está fazendo isso. Com o equipamento, conseguimos ver individualmente todos os ônibus, e se eles estão entregando a temperatura determinada. A empresa de ônibus que estiver entregando a temperatura com a qual se comprometeu, vai receber o subsídio normal. Se a gente identificar que não está entregando o serviço, a empresa deixa de receber o subsídio – disse o prefeito Eduardo Paes.
Com o sensor, a Secretaria de Transportes passará a aferir remotamente a temperatura de toda a frota municipal. O programa de controle permitirá, por exemplo, verificar em tempo real a temperatura média de uma determinada linha.
A temperatura externa a ser usada como base para a aferição será a máxima medida na cidade no dia em que se realizar a viagem, de acordo com registro do Instituto Nacional de Meteorologia . A Prefeitura do Rio receberá os dados em tempo real, e a temperatura estará exposta nos validadores do Jaé instalados nos ônibus.
A implementação dos novos equipamentos já teve início e, atualmente, 64 ônibus já estão com o sensor. Até o fim do ano, a expectativa é a de chegar até 150. Todos os sensores já foram comprados pelo município e, no dia 27, uma nova licitação será realizada para a escolha da empresa que implantará o restante do equipamento em toda a frota até março de 2025.
Categoria: