A Prefeitura do Rio vai criar o Parque Terra Prometida, o primeiro temático do município, em Santa Cruz, Zona Oeste, onde atualmente funciona a Cidade das Crianças Leonel Brizola. O equipamento terá 198,5 mil metros quadrados, será o sexto erguido no município desde 2021 e terá por inspiração o Cristianismo.
– Esse será um parque especial porque, além dos benefícios que trará para o meio ambiente e a população, também será um espaço dedicado à propagação e ao exercício da fé. Um lugar de congregação, peregrinação e para a realização de eventos religiosos, que fará bem ao corpo e à alma – afirmou o prefeito do Rio, Eduardo Paes.
O Terra Prometida também será mais uma ação da Prefeitura do Rio voltada para o estímulo do turismo religioso. Por isso, o local será dotado de toda a infraestrutura necessária para acomodar da melhor maneira seus visitantes. Estão previstas uma esplanada para eventos com capacidade para 70 mil pessoas em pé, auditório principal para seis mil pessoas sentadas, salas de conferência, estacionamento para 700 vagas e cerca de 200 ônibus, hotel eescola.
No projeto do parque Terra Prometida ainda consta um Jardim de Contemplação, bosque nativo, Caminho das Águas, parque infantil, ciclovia,quadras esportivas, além de lojas de apoio para alimentação e comércio.
– O Rio de Janeiro possui diversos marcos religiosos ligados ao turismo, como o Cristo Redentor e o Santuário da Penha, além da festa de réveillon, que tem origem em manifestações religiosas de matriz africana e o próprio Carnaval. O município também foi palco para o surgimento de algumas correntes pentecostais. Com essa proposta, o prefeito reconhece a importância desse segmento nas políticas públicas. Por outro lado, há também o objetivo de atrair mais turistas para a cidade – destacou o vice-prefeito eleito do Rio e coordenador do Gabinete de Transição, Eduardo Cavaliere.
Outros parques
Desde 2021, a Prefeitura do Rio tem investido na criação de novos parques que ampliaram a cobertura de vegetação da cidade, além de oferecer conforto térmico aos cariocas. As iniciativas aconteceram sobretudo nas Zonas Norte e Oeste, onde já foram abertas quatro novas áreas verdes, que totalizaram 500 mil metros quadrados.
Além do Parque Oeste, com 234 mil metros quadrados, começaram a funcionar o Parque Realengo Susana Naspolini, com 77 mil metros quadrados, no bairro homônimo; o Parque Rita Lee, com 136 mil metros quadrados, na Barra Olímpica; o Parque Carioca da Pavuna, com 17 mil metros quadrados, no bairro homônimo. A Prefeitura do Rio finaliza o Parque Piedade, com 21 mil metros quadrados.
Parque Oeste – Mais de 234 mil metros quadrados, área verde local preservada e plantio de 1,1 mil árvores e de 34 mil metros quadrados de jardins. O parque inclui soluções de conforto térmico como uma escada d’água já em funcionamento. E uma área alagável (reservatório) que capta as águas das chuvas e faz a sua dispersão posterior.
Parque Realengo – São 77 mil metros quadrados, 3.700 novas árvores numa área equivalente a nove campos de futebol. O parque tem ainda cinco torres que lançam vapor de água nos visitantes. No nível do solo, um espelho de água com jardins aquáticos.
Parque Pavuna – Fonte de água com uma torre de 22 metros, oferecendo frescor para os frequentadores, além de área molhada. O terreno fica dentro da Comunidade do Chapadão e recebeu paisagismo, com canteiros de vegetação arbustiva e plantio de 320 árvores de diferentes espécies nativas da Mata Atlântica, palmeiras, horta e forrações.
Parque Rita Lee – São 136 mil m², praça molhada, bosque e 1.100 novas árvores, além de 70 mil arbustos. Benfeitorias de esporte e lazer completam a área verde. Praça molhada, com 2.600 m², o espaço de diversão da criançada tem 47 estruturas metálicas, que simulam árvores, de ondem saem 190 esguichos de água tratada.
Parque Piedade – Áreas de lazer e um centro cultural, esportivo e educacional. O espaço terá horta urbana, parque aquático com cachoeira artificial, entre outras benfeitorias.
Veja em imagens o projeto do Parque Terra Prometida: área de eventos, Caminho do Mar Vermelho, Caminho do Monte, Topo do Monte Sinai e auditório principal