Ícone do site ABCD MAIOR

Ópera e jazz em noite especial nesta quarta-feira no Centro Cultural de São Francisco

O projeto Viva o Centro com Música acontecerá excepcionalmente nesta semana apenas nesta quarta-feira (11), devido à agenda prévia de eventos do Centro Cultural de São Francisco (CCSF), onde o evento é realizado. A programação começa às 17h30, com apresentação do Curta Ópera PB, um grupo de canto lírico que surgiu após atuação no próprio projeto. A entrada e o estacionamento são gratuitos.

O Curta Ópera PB é composto pelos cantores líricos Izadora França, Leonardo Domingos, Klaiton D´Araújo e Eduardo Cunha Lima, além dos pianistas Vinicius Sales e Hamurabi Ferreira. Os cantores são conduzidos pelo professor e maestro Carlos Anísio.

No repertório ária famosas do italiano Giacomo Puccini, compositor de óperas (1858-1924). Suas composições são algumas das mais interpretadas atualmente, entre elas La bohème, Tosca, Madama Butterfly e Turandot, além de Vicenzo Bellini e Giuseppe Verdi, com sua La Traviatta e a tradicional Ave Maria do vienense Franz Peter Schubert.

Nesta quarta-feira, especialmente, se apresentam a soprano Izadora França, o tenor Leonardo Domingos, o barítono Eduardo Cunha Lima e o pianista Hamurabi Ferreira. Às 18h, o público terá a oportunidade de vivenciar uma emocionante interpretação da Ave Maria.

A segunda atração do projeto Viva o Centro é o grupo instrumental JPiston, composto pelo naipe de trompetes da Big Band Rubacão Jazz, com o intuito resgatar músicas de compositores nordestinos sobre um enfoque inovador, elaborado e popular. A apresentação tem como principais características a descontração, alegria e a interação com o público, a fim de apresentar músicas de compositores locais e demais gêneros musicais brasileiros. O JPiston é composto pelos trompetistas Eudes Nascimento, Maurílio Souza, Geilson Nascimento e Lucas Ferreira.

Viva o Centro – O projeto é uma iniciativa da Secretaria de Ciência e Tecnologia de João Pessoa (Secitec), em parceria com o Governo do Estado da Paraíba. Em sua segunda edição, que teve início em agosto e vai até janeiro de 2025, a iniciativa busca revitalizar o Centro Histórico de João Pessoa através da cultura, especialmente a música.

O Viva o Centro com Música também abre espaço para inovação tecnológica por meio de uma pesquisa pioneira. O projeto explora o uso de software livre e hardwares acessíveis para gravação e sonorização de eventos e estúdios caseiros. O objetivo é criar um protocolo para sonorização, gravação e transmissão ao vivo utilizando o sistema Linux, mais especificamente o Jack Áudio Connection Kit, tornando o empreendedorismo musical mais acessível.

Sair da versão mobile