Foto: Roberto Zacarias /SECOM
O governador Jorginho Mello participou nesta terça-feira, 10, da posse dos novos dirigentes da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), em Florianópolis. Ele fez a entrega simbólica do boton da instituição à reitora da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), Luciane Ceretta, que assume o seu segundo mandato no cargo de presidente da Associação. Também vão liderar a Acafe no período 2024/2026 o vice-presidente Kaio Amarante e 12 conselheiros.
“O sistema Acafe é o sistema que deu certo, é comunitário, criado por lei municipal. A Acafe é a grande propulsora do programa Universidade Gratuita, que já está em ritmo acelerado com 42.000 alunos. Então eu estou muito feliz de vir aqui para aplaudir a Acafe pelo trabalho que faz e a presidente Luciane Ceretta, uma pessoa qualificada, querida, não só pelo Sul de Santa Catarina, mas por todo o estado. É uma liderança, tem sido uma parceira de todos os momentos para ajudar o Governo de Santa Catarina”, disse o governador Jorginho Mello.
A Acafe tem 50 anos de existência e atualmente conta com um sistema composto por 14 instituições, presentes em mais de 54 cidades, englobando mais de 140 mil acadêmicas e acadêmicos, matriculados em centenas de cursos de graduação e programas de pós-graduação.
“Esses dois primeiros anos foram muito focados na construção do projeto do programa Universidade Gratuita, na sua implantação, na sua execução em parceria com o Governo do Estado de Santa Catarina, o que fez com que nós nos dedicássemos muito. Mas para além disso nós também fizemos toda a reestruturação interna da nossa Acafe, atingimos níveis de excelência com a reformulação que fizemos tanto no ensino, quanto na pesquisa e na extensão e ampliamos a internacionalização das nossas instituições”, disse a presidente Luciane Ceretta.
Nos últimos anos, a instituição tem ampla participação em ações de melhoria para a educação estadual, como o Programa Universidade Gratuita, o Programa de Formação Continuada de Professores, o Movimento SC Mais Inovação, o Marco Regulatório das Universidades Comunitárias, o Movimento Educação para o Futuro, a aplicação da Metodologia do COSUD: o Consórcio das Universidades Comunitárias de Santa Catarina, além de missões internacionais em Dubai, na Finlândia e Suécia