A destinação dos animais silvestres resgatados ou entregues voluntariamente no Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres de Santa Catarina (Cetas/SC) que não conseguem ser reintroduzidos na natureza é um desafio cotidiano do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA).
Para superá-lo, a parceria com zoológicos é fundamental.
Nos últimos anos, cerca de 500 animais silvestres, nativos e exóticos, foram encaminhados pelo Instituto para esse tipo de empreendimento em diferentes partes do Brasil.
Para reintroduzir um animal na natureza, é preciso considerar alguns fatores, como problemas físicos ou traumas que alterem as habilidades naturais e a capacidade que determinado ambiente tem de receber mais animais ou espécies.
Por isso, após avaliação veterinária, os animais são destinados a zoológicos de Santa Catarina ou de outros locais do país.
A coordenadora de Fauna do IMA, a bióloga Vanessa Moraes Nunes, explica que a escolha de zoológicos também considera que esses locais são atendidos por profissionais qualificados para dar o melhor tratamento aos animais:
SONORA