Defesa Civil de Nova Iguaçu faz exercício simulado em Pontos de Apoio e Abrigos Temporários
A Secretaria de Defesa Civil de Nova Iguaçu coordenou, nesta quarta-feira (4), um Exercício Simulado simultâneo em todos os 55 Pontos de Apoio, sendo 12 que também podem servir de Abrigos Temporários do município. O objetivo da ação é aperfeiçoar a eficiência das ações de preparação da cidade para os impactos provocados pelas chuvas de verão e todos os outros fenômenos característicos desta estação do ano.
Agentes da Defesa Civil e profissionais da Secretaria Municipal de Educação e Assistência Social acompanharam tudo por celulares. Eles monitoraram as atividades no gabinete do secretário municipal de Defesa Civil, onde foi montado uma sala de crise para a coordenação geral do exercício.
As ações aconteceram da seguinte forma: os responsáveis por cada Ponto de Apoio e Abrigo Temporário foram incluídos em um grupo de WhatsApp usado apenas para o simulado. Às 10h, um dos responsáveis por abrir o local teve que se dirigir para frente do espaço e gravar um vídeo informando que o Ponto de Apoio ou o Abrigo está ativado e pronto para receber as famílias afetadas por desastres causados pela chuva.
Após a gravação, o vídeo foi enviado para o grupo de WhatsApp para finalizar o exercício.
“Treinamos a prontidão dos responsáveis pelos Pontos e Abrigos para agirem numa situação de chuva forte e necessidade de mobilização preventiva de uma comunidade vulnerável ao desastre, que precisa sair das suas casas e se dirigir aos locais de segurança. A estratégia é treinar e capacitar as pessoas para abrirem esses pontos imediatamente, em tempo real, pois elas recebem avisos por SMS e por mobilizações das lideranças comunitárias. Hoje o simulado serviu como teste”, destacou o secretário de Defesa Civil, coronel Jorge Ribeiro Lopes.