Ícone do site ABCD MAIOR

Rio e Niterói oficializam ao COB candidatura conjunta a sede dos Jogos Pan-Americanos 2031 – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

Cerimônia contou com participação de atletas olímpicos do Time Rio – Beth Santos / Prefeitura do Rio

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, e o prefeito eleito de Niterói, Rodrigo Neves, entregaram ao presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Paulo Wanderley, a carta que oficializa a postulação conjunta das cidades para a candidatura a sede dos Jogos Pan-Americanos 2031. O evento aconteceu no Centro de Treinamento do COB, no Parque Aquático Maria Lenk, em Jacarepaguá, nesta terça-feira (03/12).

Paes ressaltou que a candidatura conjunta consolida a vocação e o protagonismo do Rio, ao lado de Niterói, de cumprir com o papel de receber grandes eventos, deixando um legado importante para as cidades e toda a região metropolitana. O prefeito carioca ainda lembrou que o projeto das duas cidades vai ser beneficiado diretamente pelo legado deixado pela realização dos Jogos Pan e Parapan-Americanos de 2007, além dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.

– Temos uma vantagem comparativa que é a de não haver a necessidade de grandes investimentos. Os equipamentos esportivos estão prontos, bem cuidados, funcionais e tenho a certeza de que vamos apresentar uma candidatura com muito legado para as cidades, com muito ganho para a população e, acima de tudo, uma candidatura vencedora – frisou Paes.

O prefeito eleito de Niterói enfatizou que a vantagem da candidatura conjunta é dar mais sustentação aos projetos. E destacou a tradição esportiva de Niterói, que já revelou vários medalhistas olímpicos.

– A candidatura Rio-Niterói é a mais forte para trazer o Pan-Americano de 2031 para o Brasil. Acredito que vai dar tudo certo e estamos muito animados para trabalhar junto com o Eduardo e a sua equipe nesse projeto, que vai deixar um legado extraordinário para o Rio e, agora, junto com Niterói e região metropolitana – afirmou Rodrigo Neves.

Acompanharam Paes e Neves na entrega da carta de postulação ao COB os vice-prefeitos eleitos do Rio, Eduardo Cavaliere, e de Niterói, Isabel Swan, que foi medalhista olímpica em Pequim 2008 e preside a Comissão de Atletas da Panam Sports, além do Secretário de Esportes carioca Guilherme Schleder. De posse do documento, a entidade máxima do esporte brasileiro vai elaborar o procedimento de escolha da representante do Brasil na disputa pela sede do Pan 2031.

Cada país pode apresentar somente uma candidatura e, além do Rio/Niterói, São Paulo já oficializou sua postulação para organizar o evento. O COB tem até o dia 31 de janeiro de 2025 para apresentar a candidatura brasileira à Panan Sports, entidade continental responsável pelos Jogos Pan-Americanos.

A escolha da sede ocorrerá na Assembleia Geral da Panam Sports, durante a realização do Pan Júnior, em Assunção, no Paraguai, em agosto do próximo ano. Para o presidente do COB, a candidatura conjunta pode ser uma vantagem para as duas cidades em relação à concorrência com São Paulo.

– A candidatura compartilhada é uma tendência do Comitê Olímpico Internacional. É um evento multiesportivo. São mais de 30 campeonatos pan-americanos em uma semana, de todas as modalidades – explicou Paulo Wanderley.

O secretário municipal de Esportes do Rio contou que os próximos passos da candidatura conjunta será o detalhamento do projeto. Schleder ainda destacou a importância da parceria entre as duas cidades.

– O Rio tem essa vocação. Não pode deixar de participar da concorrência de grandes eventos mundiais e foi uma decisão muito acertada dos dois prefeitos de fazer essa junção de uma candidatura. Vai dar a vitória ao Rio de Janeiro para 2031 – disse Schleder.

 

Capacidade comprovada de realizar grandes eventos

A cerimônia contou com a participação de diversos atletas olímpicos do Time Rio, que se mostraram empolgados e otimistas com a candidatura das duas cidades. O projeto esportivo da Prefeitura do Rio é uma parceria com o COB e o Comitê Paralímpico do Brasil (CPB).

No total, 36 atletas olímpicos e 24 paralímpicos são beneficiados com uma bolsa mensal de R$ 8 mil concedida pela prefeitura carioca. Os critérios para a escolha dos atletas são definidos pelos comitês, que também fazem uma avaliação anual dos beneficiados pelo projeto.

Medalhista de prata nos Jogos do Rio 2016, no vôlei de praia, Bárbara Seixas lembrou que é uma sensação maravilhosa para os atletas brasileiros poderem competir dentro de casa.

– Sinto cada vez mais orgulho de poder participar dessa história, do caminho que nossa cidade vem trilhando no âmbito esportivo – destacou Bárbara.

A ginasta Jade Barbosa lembrou que, no início da carreira, competiu no Pan do Rio, em 2007. Para ela, a competição abriu as portas para o sucesso.

– A gente é muito bom nisso. Tanto a Olimpíada quanto o Pan-americano que sediamos receberam feedback positivo de muitos países e de muitos atletas. Todas as competições que realizamos foram muito especiais – ressaltou a medalhista de bronze nos Jogos de Paris.

Para Luís Maurício da Silva, do lançamento de dardo, o Pan-Americano no Rio seria fantástico.

– Uma oportunidade incrível para um atleta participar e contar com a torcida do Rio de Janeiro. É uma experiência única – comemorou Silva.

Categoria:

  • 3 de dezembro de 2024
  • Marcações: COB Jogos Pan-Americanos 2031 Olimpíada olímpicos Pan-Americano Paralímpicos

    Sair da versão mobile