A Prefeitura do Rio preparou uma ação especial de apoio à 21ª edição da Parada LGBTI+ de Madureira, que será realizada neste domingo (1º/12) na Estrada do Portela, entre a Avenida Ministro Edgar Romero e a Rua Américo Brasiliense. A concentração marcada para a partir das 10h, será em frente à quadra da escola de samba Império Serrano. O desfile começará às 13h, com apresentações de DJs e das baterias do Império Serrano e da Portela. O encerramento será na quadra da azul e branco de Madureira, com show da cantora Sandra de Sá.
O evento é organizado pelo grupo MGTT, e este ano conta com a direção artística do carnavalesco Milton Cunha, também vice-presidente do grupo. Equipes da Coordenadoria de Diversidade Sexual (CDS-Rio), das Secretarias Municipais de Saúde e Assistência Social, da CET-Rio, da Comlurb e da Guarda Municipal estarão de prontidão desde às 6h no local, dando suporte ao evento, que terá ainda o monitoramento do Centro de Operações Rio (COR).
– A realização da Parada de Madureira, especialmente agora com a direção artística do Milton Cunha, é muito importante para o movimento LGBTI+ no Rio de Janeiro. É também uma oportunidade para nos lembrar da lei 2.475, que proíbe o preconceito e a discriminação em estabelecimentos comerciais e em órgãos municipais. Historicamente, as Paradas do Orgulho sempre marcaram a luta pelos direitos civis. E nós, como Prefeitura do Rio, aproveitamos a ocasião para levar os serviços municipais para a população que estará no evento – disse Carlos Tufvesson, coordenador de Diversidade Sexual, pasta ligada à Casa Civil.
Vacinação, testes e distribuição de preservativos
A Secretaria Municipal de Saúde estará presente na Parada LGBTI+ para levar orientações à população sobre saúde e o respeito às diversidades. Com o slogan “Rio Sem Preconceito”, e num trabalho em parceria com a Coordenadoria de Diversidade Sexual da Prefeitura do Rio, a SMS terá dois estandes montados na Avenida Ministro Edgard Romero, em frente ao número 81, das 9h às 14h30, onde profissionais de saúde estarão à disposição do público para esclarecer dúvidas.
No espaço, haverá distribuição de preservativos, gel lubrificante, materiais educativos sobre infecções sexualmente transmissíveis (IST), profilaxia pré-exposição (PrEP) e profilaxia pós-exposição (PEP).
Além disso, profissionais oferecerão orientações em saúde para o controle do tabagismo, o diagnóstico e tratamento da tuberculose, saúde da população negra, estimulando a prática regular de atividade física e a alimentação adequada para um estilo de vida mais saudável.
Também estará disponível vacinação para hepatite B, HPV, covid, influenza e antitetânica. A VanBora!, uma van com equipe de saúde que circula nos principais pontos de aglomeração, estará presente para ofertar testes no local.
A Rede de Adolescentes e Jovens Promotores de Saúde (RAP da Saúde) irá abordar o público realizando um trabalho de conscientização de saúde e de vida sexual responsável. Técnicos da Coordenadoria de Diversidade Sexual aproveitarão a oportunidade do evento para fornecer informações sobre legislação de direitos da comunidade LGBTI+ e sobre os serviços prestados pela Prefeitura, além de atender a população e receber denúncias.
Representantes do Projeto Garupa, parceria da SMS com a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), responsável por promover acesso à saúde para travestis e transexuais e que acolhe e encaminha cidadãos e cidadãs em condições de maior vulnerabilidade à proteção social, também estarão no local, dando informações a quem tiver interesse em participar do projeto.
Centro de Operações terá monitoramento com 60 câmeras
O Centro de Operações Rio (COR) vai monitorar todo o evento com cerca de 60 câmeras instaladas nas principais vias do bairro. Um efetivo de 50 operadores estará de plantão na Sala de Situação, na Cidade Nova, diante do videowall de 104 metros quadrados, o maior da América Latina.
As equipes no COR vão acompanhar os principais pontos de bloqueio e acessos a Madureira. Um drone também será utilizado para auxiliar a operação nos pontos em que não há câmeras de monitoramento.
Seop e GM-Rio atuarão com 55 guardas no evento de Madureira
A Secretaria de Ordem Pública e a Guarda Municipal do Rio montaram operação especial com efetivo de 55 guardas em apoio a 21ª Parada do Orgulho LGBTI+. As ações preventivas têm início a partir das 7h, com equipes atuando em diversos pontos de bloqueios viários nos acessos ao local. O efetivo realizará ações de ordenamento urbano e de trânsito e também de fiscalização das posturas municipais nas ruas onde acontece o evento e também nas principais vias de acesso.
Recomendação é que participantes utilizem transporte público
Não serão criadas áreas de estacionamento para o evento. Por isso, não é recomendada a utilização de veículo particular para deslocamento até o local. A Guarda Municipal recomenda que os participantes utilizem transportes públicos, como o trem e BRT, nos terminais Paulo da Portela ou Madureira. A Seop vai atuar com três reboques ao longo de todo o evento.
CET-Rio terá esquema especial de trânsito em Madureira
Para viabilizar o evento, das 7h às 21h, serão interditadas as seguintes vias:
– Rua Carvalho de Souza, entre a Rua Francisco Batista e a Avenida Ministro Edgard Romero;
– Avenida Ministro Edgard Romero, entre a Rua Dagmar da Fonseca e a Estrada da Portela;
– Rua Dagmar da Fonseca, entre a Avenida Edgard Romero e a Estrada do Portela;
– Travessa Natal, entre a Rua Carvalho de Souza e a Rua Carolina Machado;
– Travessa Almerinda Freitas, entre a Rua Carvalho de Souza e a Rua Carolina Machado;
– Rua Maria Freitas, entre a Rua Carvalho de Souza e a Rua Carolina Machado;
– Rua Soares Caldeira;
– Rua Antônio de Abreu;
– Rua Guarapari;
– Estrada do Portela, entre a Avenida Ministro Edgard Romero e a Rua Soares Caldeira.
Desvios
Veículos procedentes da Rua Carvalho de Souza com destino à Estrada do Portela seguirão pela Rua Francisco Batista, Rua Carolina Machado (regime de duplo sentido), Rua Américo Brasiliense e Estrada do Portela.
Além disso, a Rua Carolina Machado terá a implantação de mão dupla de direção, no trecho entre a Rua Francisco Batista e a Rua Firmino Fragoso.
Proibição de estacionamento
– Rua Soares Caldeira, lado direito;
– Rua Antônio de Abreu, lado direito;
– Rua Américo Brasiliense, lado esquerdo;
– Rua Firmino Fragoso, ambos os lados;
– Rua Clara Nunes, lado direito;
– Rua Sérgio de Oliveira, lado esquerdo, no sentido da Rua Carolina Machado para Estrada do Portela;
– Rua Guarapari, lado direito.
Para minimizar eventuais impactos no tráfego da região, a operação de trânsito contará com agentes da CET-Rio e da Guarda Municipal, com viaturas e motocicletas, que trabalharão para manter a fluidez, coibir o estacionamento irregular, ordenar os cruzamentos e orientar os pedestres.
Para garantir a fluidez do trânsito, técnicos da CET-Rio situados no Centro de Operações Rio (COR) irão monitorar o evento através de câmeras e, caso seja necessário, ajustes semafóricos serão implantados.