A 12ª reunião do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (COSUD) começou nesta quinta-feira, 21, no Costão do Santinho, em Florianópolis.
Anfitrião desta edição, o governador Jorginho Mello deu as boas-vindas aos representantes dos demais seis estados que compõem o grupo.
A vice-governadora Marilisa Boehm também esteve presente na abertura.
Participam do encontro, que vai até o próximo sábado, 23, os governadores do Rio de Janeiro, de São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e Paraná, além do vice-governador do Rio Grande do Sul.
Também participam dos trabalhos secretários de Estado, técnicos e servidores estaduais, chegando a quase 500 pessoas focadas em encontrar soluções para os problemas comuns a todos.
O governador Jorginho Mello abriu o evento destacando os aspectos positivos de Santa Catarina e falando de pontos que precisam avançar na integração dos estados das regiões Sul e Sudeste:
SONORA
O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, esclareceu que vê com especial importância os temas econômicos, em especial sobre revisão as dívidas dos estados que abriria espaço no orçamento para investimentos sociais:
SONORA
Para o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, um dos grandes objetivos do COSUD é dar maior força política aos estados das regiões para reivindicar as políticas públicas necessárias aos entes federativos do Sul e Sudeste:
SONORA
Nesta sexta, 22, iniciam os trabalhos das câmaras temáticas para debater assuntos específicos, como explica o secretário de Estado do Planejamento de Santa Catarina, Edgard Usuy:
SONORA