Ícone do site ABCD MAIOR

Ação no centro orienta a população sobre diabetes

Ariane Caldas


Secretaria de Saúde

As pessoas que passaram na manhã desta quinta-feira (14) pelo centro da cidade, puderem realizar testes de saúde e receber orientações sobre o diabetes, em uma ação promovida pela Prefeitura de São José dos Campos no Dia Mundial do Diabetes.

A atividade aconteceu em parceria com a Univap (Universidade do Vale do Paraíba), e os estudantes das áreas de nutrição e enfermagem, sob supervisão dos professores e profissionais da Secretaria de Saúde, realizaram exames como teste de glicemia, aferição da pressão arterial e avaliações físicas.

Antônia aproveitou a oportunidade para fazer um checkup rápido, ela conta que trabalha fazendo marmitas e que tem bastante cuidado para seguir uma dieta saudável. “Eu já faço tratamento para hipertensão e também procuro fazer comidas que não sejam gordurosas, procuro carnes mais magras e me alimentar bem”, afirmou.

Equilíbrio 

Entre o resultado de um teste e outro, a coordenadora do Núcleo de Saúde do Adulto e do Idoso, Dra. Cristina Borges, aproveitava para orientar os munícipes e quando necessário, fazer o encaminhamento.

“Toda ação é também uma busca ativa. A gente tenta encontrar pessoas que são diabéticas e que não sabem que tem a doença, a partir daí elas são encaminhadas para a UBS de referência para fazer a investigação, confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento. Também fazemos isso com os pacientes hipertensos, que não estão controlados”, explicou. 

A médica também abordou sobre a importância da informação para que o paciente tenha uma vida equilibrada e com mais qualidade. “Apesar do diabetes ser uma doença que não tem cura, ela tem controle. Através da mudança de estilo de vida e dos medicamentos, é possível controlar essa taxa de glicemia no sangue e o paciente não vai ter nenhum problema”, destaca.

Na prática

Para os alunos, a oportunidade de conversar com a população de pertinho é sempre uma experiência enriquecedora. É o que conta Letícia Temperini, aluna do 6º semestre de nutrição. “Aqui podemos passar as orientações que aprendemos ao longo da faculdade e que tem impacto direto na vida das pessoas. Em questão do diabetes, nem todo mundo sabe o que, de fato, tem que fazer, às vezes acha que é só cortar o açúcar. Não é só prevenir, mas também controlar pra quem já tem”, conta.

Além de promover a conscientização sobre o diabetes, o evento também foi direcionado para a saúde integral da população maculina, no mês de conscientização sobrre o câncer de prostata.


MAIS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde

Sair da versão mobile