Ícone do site ABCD MAIOR

Instituto Fundação João Goulart realiza a Conferência Latino-Americana de Ciências Comportamentais – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

O Instituto Fundação João Goulart realiza, nesta quarta-feira (13/11), a Conferência Latino-Americana de Ciências Comportamentais, um evento exclusivo da NudgeRio, em paralelo ao G20, no Centro de Operações Rio (COR). O evento, que tem como principal objetivo destacar a América Latina como um polo de produção intelectual e prática nas Ciências Comportamentais, levando em conta as singularidades do continente, é exclusivo para convidados e especialistas no tema.

A conferência reunirá as principais instituições e profissionais para apresentar, debater e disseminar a produção científica e técnica no tema. Além disso, será firmado um documento multilateral que promoverá a gestão do conhecimento e a colaboração intersetorial, interdisciplinar e internacional no campo das Ciências Comportamentais na América Latina.

Com a realização do G20 no Brasil, o Rio de Janeiro se torna o epicentro de discussões globais sobre cooperações econômicas e sociais, atraindo a atenção de autoridades e especialistas de todo o mundo. A Economia Comportamental e as Ciências Comportamentais têm ganhado destaque crescente no século 21, com marcos importantes como os Prêmios Nobel de Daniel Kahneman e Richard Thaler, e suas aplicações em governos, como a criação da NudgeRio, a primeira unidade Nudge em governos no Brasil, em 2013.

A conferência é uma oportunidade única para as instituições contribuírem na construção de diretrizes conjuntas no campo das Ciências Comportamentais na América Latina, explica a presidente do Instituto Fundação João Goulart, Rafaela Bastos.

– A Conferência Latino-Americana de Ciências Comportamentais é essencial para aplicarmos estratégias inovadoras que otimizam recursos e aumentam a eficácia das políticas públicas, sempre com o objetivo de melhorar a vida dos cidadãos. Ao compartilharmos conhecimento e experiências em rede, avaliamos nosso impacto na vida das pessoas. Na Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, disseminamos a ciência comportamental através da metodologia nudge, capacitando lideranças e gestores, e implementando projetos que geram resultados concretos.

Na programação da Conferência Latino-Americana de Ciências Comportamentais haverá as seguintes sessões: “O início do movimento da Ciência Comportamental na América Latina: Apresentação de Cases”; mesa de discussão “Quais as contribuições da América Latina para a Economia e Ciências Comportamentais?”, rodada de apresentação de propostas de diretrizes para cooperação técnica para produção de conhecimento sobre Ciências Comportamentais na América Latina e votação das diretrizes.

Palestrantes da Conferência Latino-Americana de Ciências Comportamentais:

Rafaela Bastos – Presidente do Instituto Fundação João Goulart, Head NudgeRio e LABFaz – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro – Gestora Pública, Geógrafa, especialista em Gerenciamento de Projetos, Economia Comportamental e Branding. Diretora de Marketing da LIESA-RJ | Rio Carnaval. Vice-Presidente de Projetos Especiais do G.R.E.S Estação Primeira de Mangueira. Conselheira de Administração da Câmara de Comércio França-Brasil. Membro da Forbes BLK Community e Mestranda em Análise e Gestão de Políticas Internacionais.

Vera Rita de Melo Ferreira – Doutora em Psicologia Social (tese em Psicologia Econômica), na área desde 1994 (professora, consultora e palestrante); 1ª Presidente latinoamericana – IAREP-International Association for Research in Economic Psychology (22-24). Past-President da IAREP-International Association for Research in Economic Psychology.

Michael Hallsworth –  PhD, Cientista Comportamental Chefe do The Behavioral Insights Team, onde aplica a ciência comportamental em políticas públicas há mais de 15 anos. Coautor do livro Behavioral Insights (2020) e desenvolveu importantes frameworks em ciência comportamental. Também ocupa posições acadêmicas na Universidade de Princeton e na Universidade da Pensilvânia.

Antonio Claret Campos Filho – Integra a equipe da CINCO – Coordenação-Geral de Inovação e Ciências Comportamentais do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. É psicólogo e mestre em Psicologia Social pela UFRJ. Concluiu seu doutorado pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz. Integrante da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental desde 2000, ocupou cargos de direção e assessoramento superior em diversos órgãos da Administração Pública Federal, dentre eles assessor da Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação – SAGI, diretor de gestão do Programa Bolsa Família, assessor especial do Ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, assessor e chefe de gabinete do Ministro do Desenvolvimento Agrário. Entre 2011 e 2015, foi cedido ao Governo do Estado do Rio de Janeiro, onde exerceu os cargos de Subsecretário de Integração dos Programas Sociais e de Secretário de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos. Atuou como pesquisador no IPEA e associado ao Centro Internacional de Políticas para o Crescimento Inclusivo. Na Enap, exerceu as funções de Coordenador-Geral da Pós-Graduação Stricto Sensu e de Coordenador-Geral de Inovação e integra o corpo docente de programas de mestrado e doutorado profissionais. Atua ainda como docente em cursos relacionados à aplicação das ciências comportamentais em políticas públicas.

Gabriel Inchausti – Mestre em Ciências Comportamentais pela London School of Economics, economista pela Universidade da República em Uruguai com especialização em Finanças Corporativas e Estratégia. É professor na ESPM, e pesquisador, palestrante e consultor em tópicos relacionados à Economia Comportamental e Estratégia. Anteriormente, foi diretor de um grupo internacional de software, diretor executivo de um importante grupo de proteína animal com sede em São Paulo e Gerente Geral e Diretor Associado de um grupo de mídia no Uruguai.

Manuel Bonduki – Doutor em Administração Pública e Governo pela FGV-EAESP e professor no Insper, trabalha no governo federal há 15 anos em diversos ministérios como Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, com experiência nas áreas de inovação na administração pública, governo digital, educação e as relações entre federalismo e implementação de políticas públicas. Publicou em 2020 o livro “Ciências comportamentais e políticas públicas: o uso do SIMPLES MENTE em projetos de inovação”, coautoria com Antonio Claret e João Sigora.

Mary MacLennan – Conselheira Sênior em Ciência Comportamental no Escritório Executivo do Secretário-Geral da ONU. Também é líder do Grupo de Ciência Comportamental da ONU na Rede de Inovação da ONU, promovendo a integração das evidências acadêmicas para aplicar a ciência comportamental para enfrentar os desafios do mundo real. Isso incluiu os estágios fundamentais das equipes de ciência comportamental do governo e como consultor especialista na OCDE e da ONU Mulheres, entre outras organizações internacionais. Atualmente, é pesquisadora visitante sênior na London School of Economics.

Categoria:

  • 12 de novembro de 2024
  • Marcações: América Latina Conferência Latino-Americana de Ciências Comportamentais G20 Instituto Fundação João Goulart

    Sair da versão mobile