Ícone do site ABCD MAIOR

Prefeitura realiza 1.358 atendimentos em Curicica com o programa Favela com Dignidade – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

A ação conjunta foi realizada na comunidade Vila União, em Curicica – Divulgação

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria de Ação Comunitária, levou o programa Favela com Dignidade a Curicica, na Zona Oeste, na quinta-feira (31/10), realizando 1.358 atendimentos diretos a moradores da região. Diversas secretarias e órgãos municipais participaram da ação conjunta na comunidade Vila União.

– O Favela com Dignidade leva serviços da Prefeitura a pessoas mais vulneráveis, com o objetivo de atender às suas necessidades perto de casa, sem a necessidade de grandes deslocamentos. Acreditamos que, com essa iniciativa, podemos fazer a diferença na vida daqueles que, muitas vezes, não têm oportunidades – ressaltou a secretária de Ação Comunitária, Marlí Peçanha.

Além dos serviços oferecidos na ação conjunta, a Prefeitura já iniciou intervenções para melhorar a qualidade de vida na região. Entre as melhorias estão a substituição do sistema tradicional de iluminação por LED, operação caça-fios para a retirada de fios soltos e sem uso, desobstrução de ramais de drenagem, limpeza geral nas ruas, troca de caçambas de lixo e revitalização da sinalização horizontal e vertical. Esses trabalhos estão sendo realizados pela Rioluz, Secretaria Municipal de Conservação, Comlurb e CET-Rio.

A equipe da Secretaria de Saúde aplicou vacinas contra influenza, hepatite B e tétano, além de testes rápidos para HIV, sífilis, hepatite B e C. Também foram oferecidas orientações sobre prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), saúde da mulher, em alusão ao Outubro Rosa, além de informações sobre o fluxo do Sisreg. Profissionais da Saúde alertaram sobre os malefícios do tabagismo e deram dicas sobre saúde bucal.

A Secretaria de Habitação cadastrou interessados no programa Minha Casa, Minha Vida, e a Secretaria de Assistência Social prestou atendimento social e orientações sobre o CadÚnico e os serviços oferecidos pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da região.

A Secretaria de Educação forneceu informações sobre vagas na rede municipal para 2025 e sobre o PEJA (Programa de Educação de Jovens e Adultos). Já a Secretaria de Cultura realizou cadastramentos para oficinas oferecidas pela pasta. A Secretaria da Juventude promoveu uma oficina prática de pilotagem de drone e deu informações sobre cursos disponíveis nos Espaços da Juventude, como Operador de Drone, DJ, Robótica, Design de Games e Mídias Sociais.

A Secretaria da Pessoa com Deficiência orientou sobre os direitos das pessoas com deficiência, falou sobre benefícios e divulgou os serviços dos Centros Municipais da Pessoa com Deficiência. A Secretaria de Transportes informou sobre a substituição do Riocard pelo Jaé a partir de 1º de fevereiro de 2025 e explicou como obter o cartão de estacionamento para idosos e o cartão de identificação de veículo para pessoas com deficiência.

O Procon Carioca orientou o público sobre problemas de consumo e realizou registros de reclamações, além de conceder isenção para a segunda via de certidões. A Secretaria de Política para as Mulheres ofereceu orientações sobre cursos de capacitação e atendimento a mulheres em situação de violência doméstica. Já a secretaria de Esportes ofereceu exercícios de treinamento funcional e zumba.

A Defesa Civil forneceu informações sobre prevenção de acidentes e moradias seguras, enquanto a Fundação Parques e Jardins distribuiu mudas de plantas e ensinou cuidados para manutenção. A CET-Rio distribuiu materiais educativos sobre normas de trânsito para pedestres, motoristas e motociclistas, e a IplanRio forneceu suporte de TI aos órgãos participantes.

Implantado em 2021, o Favela com Dignidade já promoveu 30 ações comunitárias conjuntas, com mais de 46 mil atendimentos diretos.

Marcações: atendimentos Curicica Favela com Dignidade Prefeitura do Rio Serviços Vila União

Sair da versão mobile