11 de outubro de 2024
12:12
Por: Eduardo Santinon (esantinon@sorocaba.sp.gov.br)
Fotos: GCM
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Sorocaba deteve um homem de 25 anos de idade que trafegada pela Avenida Dom Aguirre, na região central da cidade, em uma motocicleta com a numeração da placa adulterada com fita isolante. O caso aconteceu às 20h50 de quinta-feira (10) e o condutor foi preso por crime em flagrante.
Uma equipe da GCM estava em deslocamento para atender a uma ocorrência e, ao passar próximo à Praça Dom Tadeu Strunck, avistou o suspeito em uma motocicleta de cor vermelha. No momento em que ele parou, em razão do semáforo no vermelho, os guardas notaram que a primeira letra da placa do veículo estava adulterada e que a numeração constava como sendo de uma picape.
Devido à divergência, a GCM realizou a abordagem do condutor, que atua como motoboy. Ele havia transformado a letra “F” em “E” e admitiu aos guardas que realizou tal procedimento como forma de não ser autuado após passar em radares em alta velocidade.
O condutor foi encaminhado ao Plantão da Polícia Civil, logo após ser autuado com base no artigo 311, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). O delegado plantonista determinou a elaboração de Boletim de Ocorrência e ratificou a voz de prisão dada pela GCM.
A Lei 14.562/2023 criminaliza a adulteração de sinais identificadores de veículos, como placas, chassi, motor, monobloco, entre outros. O infrator é passível de pena de detenção de três a seis anos ou multa. Diante disso, o indiciado permaneceu preso e teve a motocicleta apreendida.