Ícone do site ABCD MAIOR

Série MASCquianas Musicais recebe recital de piano da italiana Martina Drudi

Foto: USP / Divulgação

Na próxima segunda-feira, 26, às 19h15, o Museu de Arte de Santa Catarina (Masc) apresenta nova edição do projeto MASCquianas Musicais, desta vez com uma atração internacional: a pianista italiana Martina Drudi. O evento tem entrada gratuita e é aberto ao público. O Masc é um espaço administrado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC), no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis.

A noite terá, ainda, participação do pianista André Luiz Nunes e mediação de Ana Paula Weschenfelder. No programa estão obras de Haydn (Variação em Fá menor), Beethoven (Sonata Waldstein op.53) e Mozart (Sonata em C maior K. 521 – dueto).

Além do recital, o público confere, a partir das 19h, a exposição-projeção Arte Imperecível, com curadoria de Ana Paula Weschenfelder, Fabricio Tomazi Peixoto, Fernando Albalustro e Juliana Hoffmann. A representação imagética das obras selecionadas do acervo do Masc conversa com a biografia e a sonoridade dos grandes nomes da Música em seu período clássico: Haydn, Mozart e Beethoven.

A série MASCquianas Musicais visa aproximar o público que aprecia Museu e Música. É uma “exposição musical guiada”, experiência em que a audiência, mesmo leiga, é convidada a entender as complexidades de alguns trechos musicais, explicados pelos artistas, além de apreciar um repertório interpretado com excelência e aprender sobre os instrumentos, compositores e suas obras de arte.

Sobre Martina Drudi

Martina Drudi formou-se em 2002 no Conservatório “F. Venezze” em Rovigo, sob a orientação do Maestro Fabio Ferrucci. Estudou depois com Konstantin Bogino, seguindo também cursos com Massimiliano Ferrati, Svetlana Bogino e Vladimir Ogarkov. Dedica-se ativamente ao repertório solo e de câmara, participando em importantes festivais de concertos na Itália e no exterior. Com o Trio InUno (oboé, fagote e piano) ganhou o primeiro prêmio no Concurso Europeu “Rocco Rodio” de Castellana Grotte; o Primeiro Prêmio Absoluto no Concurso “Asti per Asti”, o Primeiro Prêmio no Concurso “Giulio Rospigliosi” em Lamporecchio, o Terceiro Prêmio no “Concurs Josep Mirabent i Magrans” em Barcelona, o Terceiro Prêmio no Concurso “Luigi Nono” em Turim.

Com o Trio conseguiu também, com nota máxima, o Diploma de Música de Câmara na Accademia Pianistica “Incontri col Maestro” em Imola. Desde 2011 é coordenadora do Coro Infantil da Esciola de Música Sarti, e desde abril de 2013 é diretora do Coro Jubilate (Faenza-Itália), com o qual se apresenta em importantes eventos. Desde 2016 está qualificada no método Children’s Music Laboratory, que leciona na Escola “A. Masironi” de Brisighella e “G. Sarti” de Faenza.

Organiza, junto com seu colega Lorenza Garavini, o Music Bridge, workshop internacional do método CML, que ministra em Faenza centenas de famílias de toda a Itália. Desde o 2018 é organizadora didática do Festival “Fiato al Brasile”. Desde 2016 mantém fortes relacionamentos com as Universidades Brasileiras USP de Ribeirão Preto (SP) e UDESC de Florianópolis (SC), cidade aonde vai quase todos os anos para realizar conferências sobre o método CML, sobre repertório pianístico e coral, sobre ensino, atuando também como performer.

Martina Drudi também é formada em Filosofia pela Universidade de Bolonha, com uma tese em Filosofia da Música intitulada “Kircher e a teoria dos afetos”.

Serviço

  • O quê: Recital com a pianista Martina Drudi (Itália) – MASCquianas Musicais
  • Quando: 26/08/2024, às 19h15
  • Onde: Museu de Arte de Santa Catarina (MASC) – No Centro Integrado de Cultura (CIC)
  • Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600 – Agronômica – Florianópolis (SC)
  • Entrada gratuita
Sair da versão mobile