O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) aprovou hoje a convocação de tropas federais para dois municípios paraibanos nas eleições deste ano: Cabedelo e Bayeux. O órgão está julgando nesse momento o pedido de tropas para a Zona Eleitoral de Queimadas.
As solicitações foram feitas pelos juízes eleitorais que atuam nos três municípios.
Os processos tiveram pareceres favoráveis da Procuradoria Regional Eleitoral. Ao ser ouvido, o governador João Azevêdo (PSB) afirmou que as forças de segurança têm condições de assegurar a tranquilidade do pleito em Cabedelo.
Mas a relatora dos processos, desembargadora Agamenilde Dias, ao analisar o caso, afirmou que as tropas federais serão um reforço para garantir a segurança.
O voto dela foi acompanhado pelos demais integrantes do TRE.
“Em que pese a manifestação do Estado, a atuação do crime é um desafio para as forças de segurança. Há de se vislumbrar a atuação das forças federais como auxílio, sem demérito das forças locais. Seria um auxílio extraordinário justificado pela situação excepcional demonstrada”, assegurou Agamenilde.
Aprovados os pedidos, eles serão encaminhados para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Os pedidos
No caso da Zona Eleitoral de Queimadas, o pedido teve por base o acirramento político registrado na cidade de Fagundes. Já em Bayeux e Cabedelo a preocupação ocorreu com a segurança pública.
Em Cabedelo, um despacho do juiz Fábio Leandro Alencar, relator do processo junto ao TRE, relata parte do pedido feito pelo juízo da 57ª Zona Eleitoral em Cabedelo.
Na solicitação há a informação de que a ‘guerra’ entre facções rivais motivou o pedido e um dos grupos, inclusive, chegou a fazer uma pichação com o nome da facção no cartório da 57ª Zona Eleitoral.
Em Bayeux, o relato dos magistrados foi semelhante.