Quando se dirige uma empresa ou se coordena uma equipe, a ausência de resultados é sinônimo de não rentabilidade. Durante o estresse e a tensão do dia a dia, é comum que haja uma cobrança excessiva sobre os colaboradores, ação que afeta negativamente a saúde mental da equipe.
Dados do INSS no ano de 2023 registraram 288.865 afastamentos por transtornos relacionados ao universo corporativo, um crescimento de 38% em comparação com 2022. Mas como cobrar por melhorias na qualidade do trabalho sem gerar pressão mental sobre os funcionários?
Nesta matéria, o Jornal da Paraíba reúne 5 dicas que o diretor de inovação e co-fundador da Impulso, empresa de tecnologia voltada para o aumento de capacidade e produtividade de médias e grandes empresas, Rafael Mira, dá para que seja possível exigir resultados sem pressionar o time de trabalhadores da sua empresa.
Defina metas alcançavéis
O ato de definir metas ajuda os colaboradores a entenderem exatamente o que se espera deles, reduzindo a ansiedade e aumentando a motivação.
“Aqui na Impulso, por exemplo, utilizamos OKRs (Objective Key Results) com acompanhamentos semanais, garantindo que estamos avançando em direção aos nossos objetivos e realizando melhorias contínuas, não apenas quando o problema já está gigantesco, mas durante todo o percurso do trabalho”, explica.
Sempre dê feedbacks
Feedbacks frequentes e construtivos permitem que os colaboradores ajustem seu desempenho ao longo do caminho. Essa prática evita surpresas e frustrações no final do ciclo de avaliação, além de promover um ambiente de melhoria contínua.
Rafael Miranda exemplifica com as estratégias feitas na sua própria empresa: “Temos sessões de feedback individual a cada 45 dias, onde liderados também podem dar feedbacks para seus líderes. Além disso, temos o ‘gimme stars’, um sistema de elogios na hora, onde estrelas são dadas ao time e transformadas em recompensas financeiras ao final do ano”.
Ofereça os recursos necessários
É fundamental que o time de funcionários da sua empresa tenha o necessário para fazer um bom trabalho. Por isso, a conversa se torna a chave para saber o que está faltando para que o cumprimento das tarefas seja realizado. Além disso, a oferta de treinamentos e capacitações pode ajudar a melhorar a performance sem aumentar a pressão.
A estratégia também demonstra que a empresa investe no desenvolvimento profissional de seus funcionários, o que impacta positivamente a visão da equipe em relação à organização.
Promova uma cultura de apoio
Fomentar uma cultura organizacional que valorize o equilíbrio entre vida pessoal e profissional é crucial. Reconhecer os esforços e conquistas do time, independentemente do tamanho, contribui para um ambiente mais saudável e produtivo. Isso inclui celebrar pequenas vitórias e criar um espaço onde todos se sintam valorizados.
Implemente a flexibilidade
Permitir flexibilidade na execução das tarefas, como horários específicos ou trabalho remoto, ajuda os colaboradores a gerenciarem melhor suas responsabilidades. Essa abordagem reduz o estresse e aumenta a satisfação no trabalho, promovendo um equilíbrio saudável entre a vida profissional e pessoal.
“Quando as empresas priorizam a saúde mental de seus colaboradores, criam um ambiente de trabalho naturalmente mais positivo e produtivo, e também uma base sólida para o crescimento sustentável e o sucesso a longo prazo da empresa”, finaliza Rafael Miranda.