NOTÍCIAS

Abertura de empresas cresce 12,5% no segundo trimestre de 2024 em Santa Catarina

A Junta Comercial do Estado de Santa Catarina faz um levante trimestral dos principais indicadores de abertura e fechamento de empresas em Santa Catarina para monitorar como está a evolução do setor.

No segundo trimestre de 2024 houve um crescimento de 12,5% de empresas que começaram seus negócios no estado.

A vice-presidente da Jucesc, Fabiana Everling, comenta sobre o contraste com o ano anterior que teve menos aberturas e diz que isso se deve ao empreendedorismo catarinense:

SONORA

A JUCESC, ou Junta Comercial do Estado de Santa Catarina, é um órgão importante para quem deseja abrir ou manter um negócio em Santa Catarina. Criada em 1893, ela é responsável por registrar e dar publicidade a diversos atos relacionados às empresas do estado.

Desde 2007, a Junta tornou-se porta de entrada única para o registro e legalização de empresas em Santa Catarina. Isso significa que você pode resolver tudo em um só lugar, sem precisar ir a vários órgãos diferentes. A JUCESC integra diversos serviços, como:

Constituição, alterações e extinção de empresas: Isso inclui empresários individuais, sociedades limitadas, sociedades anônimas, cooperativas e outras formas de organização empresarial.

Matrícula e cancelamentos de registros profissionais: Leiloeiros, tradutores públicos, intérpretes comerciais, trapicheiros e administradores de armazéns gerais precisam ter sua matrícula na JUCESC para poderem trabalhar.

Certidões: A JUCESC realiza a expedição de certidões com base nos atos jurídicos arquivados, podendo ser uma certidão simplificada, de inteiro teor ou específica.