Após Wesley Safadão anunciar que jogaria por um time profissional de futebol em 2024 e que estava se preparando para isso, enquanto vestia a camisa do Treze, o humorista Tirullipa também surfou na onda. O humorista “assinou” com o Serra Branca, com direito a chegada ao CT de helicóptero.
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Essa história começa quando Wesley Safadão, artista que conta com mais de milhões de fãs, anunciou em sua rede social que estava contratado por uma equipe paraibana. E que disputaria 25 minutos de uma partida, enquanto vestia a camisa do Treze.
— Vou logo falar a verdade para vocês. Tem uns quinze dias que fui contratado por um time da Paraíba para jogar um jogo da temporada. Vou entrar com 20 minutos do segundo tempo, e vou jogar os últimos 25 minutos — disse o artista em seu Instagram.
Vale lembrar que o cantor é sócio da patrocinadora master do do Galo da Borborema.
Mas não demorou muito tempo para Tirullipa aparecer em cena. Segundo o humorista, um dos motivos para ele ser contratado pelo Serra Branca seria pelo desejo de sua mãe. de vê-lo com a camisa da equipe.
No entanto, a razão principal para assinar com o Carcará do Cariri foi a possível contratação de Wesley Safadão pelo Treze.
— Meu intuito principal é enfrentar o Safadão. Soube que ele está indo para o Treze e vou dar o meu melhor. ‘Oh, terror! O Tirú é matador’ — disse Tirullipa.
No meio de toda essa repercussão nas redes sociais, Waguinho Dias, treinador do Treze, negou o acordo com Wesley Safadão para atuar em um jogo da Série D do Campeonato Brasileiro. O comandante do Galo da Borborema também alegou que, possivelmente, seria uma estratégia comercial.
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Renê Salviano, ex-dirigente do Cruzeiro, especialista em marketing esportivo e CEO da Heatmap, explica os eventos causados pelo simples fato de um famoso vestir a camisa de um clube.
— O simples gesto do cantor de posar com a camisa e mencionar o clube já gerou um impacto considerável. Isso demonstra como a associação de figuras públicas, como celebridades, pode influenciar positivamente a percepção e o engajamento dos fãs com a marca do clube — explica Renê Salviano.
Famosos no futebol: Wesley Safadão e Tirullipa não são os primeiros
Apesar do cantor e do humorista terem bombado nas redes sociais, não foram os primeiros casos de famosos no futebol. Em 2022, o youtuber Juninho Manella, do “Vosso Canal”, que conta com mais de sete milhões de inscritos no YouTube, assinou um contrato com o Londrina, para atuar como atleta profissional.
No entanto, o clube paranaense não foi o primeiro que contou com o youtuber. Em 2020, Juninho Manella participou de uma pré-temporada no São Bento, onde produziu uma websérie retratando a sua passagem. No Tubarão, ele entrou em campo apenas uma vez.
Outro influenciador digital que se aventurou no futebol profissional foi Lucas Strabko, mais conhecido como Cartolouco. Na ocasião, ele foi contratado pelo Resende para o Campeonato Carioca, em 2021, No clube, ele também documentou sua experiência em vídeos publicados em seu canal no YouTube.
Fábio Wolff, sócio-diretor da Wolff Sport e especialista de marketing esportivo, explica o fenômeno dos famosos no futebol.
— Os influenciadores possuem um amplo conhecimento na criação de conteúdo e podem colaborar com o clube em diversos projetos, como webséries, ações nos bastidores dos jogos, interações com os fãs e até mesmo gerenciamento temporário das redes sociais da equipe. Para os times de menor expressão, aparecer com notoriedade, seja nas mídias digitais ou na imprensa, é um grande desafio — explicou Fábio Wolff.
Outra ação de marketing com grande impacto, foi em uma equipe de futsal: o Magnus, de Sorocaba. A ação em questão foi feita junto com Fred, ex-Desimpedidos, no qual documentou a experiência entre os profissionais do time de futsal.
Em formato de reality show, com oito episódios, a produção alcançou mais de 8,5 milhões de espectadores únicos e bateu 27 milhões de visualizações.
Quem também aproveitou para comentar o fenômeno dos famosos no futebol foi Ricardo Bianco, sócio da brmkt.com — consultoria estatíegica e de marketing, com experiência em diversas áreas.
— Figuras famosas devem participar ativamente das atividades do clube e marcas relacionadas, compartilhar conteúdos envolventes e interagir com os fãs. A melhor maneira é a autenticidade e o envolvimento contínuo. Elas podem também co-criar produtos exclusivos e experiências únicas que promovam a equipe e criem um senso de comunidade e pertencimento entre os fãs. É sobre construir uma narrativa autêntica e emocional que ressoe com a torcida — afirma Ricardo Bianco.
A série de Fred no Magnus retrata bem isso. Com o lema: “O menino que ousou sonhar”, desde os primórdios de sua carreira, a série “Vai pra cima Fred”, foi um sucesso nas redes sociais.
Agora, Wesley Safadão e Tirullipa são mais dois exemplos, mas no futebol paraibano, movimentando os olhares para Treze e Serra Branca, respectivamente.
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