Campus Miracatu inicia as atividades com 150 vagas em cursos de Extensão
Iniciativa visa promover desenvolvimento e atualização de conhecimentos
O Campus Miracatu do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) está dando início ao semestre com uma proposta educacional ampla e inclusiva para o município e região. Anunciando a abertura de 150 vagas em quatro novos cursos de Extensão, a iniciativa surge como resposta às demandas identificadas em diálogo constante com a sociedade local e busca promover o desenvolvimento, a atualização e o aperfeiçoamento de conhecimentos.
Os cursos oferecidos incluem o de Agente de Educação Ambiental, com 40 horas de duração, Noções Básicas do Direito do Consumidor, com 30 horas, Português para ENEM e Vestibulares, também com 40 horas, e História para o ENEM, com 32 horas. Esses cursos foram criados com o intuito de atender às necessidades da comunidade, identificadas por meio de um diálogo constante com a sociedade.
Eles visam promover o desenvolvimento, a atualização e o aperfeiçoamento de conhecimentos, em uma parceria estratégica com o Arranjo Produtivo Local (APL) e a Prefeitura Municipal de Miracatu.
A seleção dos alunos foi realizada por meio de um processo seletivo gratuito, baseado na ordem de inscrição e respeitando as cotas para grupos prioritários. Até o momento, quase 100 alunos foram matriculados. O processo seletivo atraiu mais de 750 candidatos de diversos estados brasileiros, graças à modalidade à distância dos cursos, afirmou o diretor-geral do Campus Miracatu, Luiz Felipe B. Martins.
Os cursos abrangem áreas de conhecimento essenciais, como o ambiental, com o curso de Agente de Educação Ambiental, que se alinha com a rica biodiversidade local e as áreas de ecoturismo. Os cursos preparatórios para o ENEM preenchem uma lacuna importante, pois Miracatu não possui cursinhos preparatórios para o exame. Já o curso de Direito do Consumidor estabelece uma conexão vital com associações comerciais e empreendedores locais.
O Campus Miracatu tem grandes expectativas para esses cursos, visando contribuir significativamente para a inclusão social, o desenvolvimento regional e a disseminação do conhecimento. O diretor-geral enfatiza que esses cursos são apenas o começo de um projeto maior, que busca a consolidação do campus e a oferta contínua de novos cursos de Extensão, sempre em sintonia com as necessidades da comunidade e do mercado local.