A Sala Municipal Baden Powell – Gui Espindola / Divulgação
O imóvel onde funciona a Sala Baden Powell, em Copacabana, será desapropriado pela Prefeitura do Rio. A decisão foi publicada no Diário Oficial dessa quinta-feira (07/03). A medida é necessária para evitar que a cidade perca um equipamento cultural de grande relevância. As negociações para renovação do contrato de locação do imóvel tinham chegado a um impasse, na medida em que os proprietários exigiam um reajuste de mais de 100% do valor do aluguel, e se recusaram a realizar obras estruturais de sua responsabilidade.
A sala ocupa dois andares, mede cerca de 1,5 mil metros quadrados e fica num dos trechos mais movimentados da Avenida Nossa Senhora de Copacabana. De janeiro até setembro de 2023, passaram por ali mais de 25 mil espectadores.
Em 2015, o prefeito Eduardo Paes publicou decreto transformando o espaço em patrimônio imaterial do Rio. O imóvel foi inaugurado em 2000, no lugar do antigo cinema Ricamar, fundado em 1958 e que funcionou até 1994. Desde 2012 sob a guarda da Prefeitura, mantém um teatro com 485 lugares; duas salas multiuso e a Sala de Leitura Alfredo Machado, em parceria com a Editora Record.
Compartilhe
Categoria:
Marcações: copacabana Cultura Prefeitura do Rio prefeitura do Rio de janeiro sala baden powell
Notícias
Guarda Municipal prende motorista flagrado dirigindo Kombi sem placa na faixa exclusiva da Avenida Brasil
13 de março de 2024
CET-Rio interdita retorno na Avenida Dom João VI para obras do novo Terminal Mato Alto do BRT
13 de março de 2024
Guardas municipais apagam incêndio em igreja no Centro do Rio
13 de março de 2024
Retorno na Avenida Dom João VI será fechado para obras de terminal do BRT
12 de março de 2024
Agentes da Seop apreendem menor que furtou celular em Copacabana
12 de março de 2024