Nave Satélite de Santa Cruz – Julliana Cortes / SMCT
A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia, inaugurou neste sábado (30/12) a Nave Satélite de Santa Cruz, no Ciep Major Manuel Gomes Archer, na Zona Oeste. O equipamento cria espaços de inclusão digital, inovação tecnológica e acesso à internet para a população, além de oferecer qualificação a jovens e adultos em tecnologias da informação, com cursos, oficinas e workshops gratuitos voltados ao mercado de trabalho.
Com a nova unidade, a Prefeitura busca a capilarização desses espaços multiuso e interativos para acelerar e incentivar a capacitação digital, científica e tecnológica da população do município do Rio. A expectativa é que a unidade de Santa Cruz atenda cerca de 450 pessoas por mês.
– Nossa missão é dar acesso à tecnologia e garantir inclusão digital para todas as pessoas. Estamos dando oportunidade de qualificação para a população carioca. Com certeza, esse novo equipamento será um instrumento de muitas conquistas para a comunidade de Santa Cruz – afirmou Tatiana Roque, secretária Municipal de Ciência e Tecnologia.
Esta é a terceira Nave Satélite implantada este ano na cidade. A primeira foi inaugurada em novembro, no Ciep Dr. Nelson Hungria, em Paciência. A segunda Nave Satélite foi aberta na semana passada, no Ciep Deputado Ulysses Guimarães, em Sepetiba.
O projeto Naves Satélites contempla a reforma das bibliotecas originalmente edificadas nos Cieps e, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, cria ambientes com recursos que possibilitam a públicos diversos acessar e aprender a utilizar as ferramentas de mídias digitais.
Inicialmente, estarão disponíveis os cursos: Informática para o Primeiro Emprego, Excel Básico e Aprendendo a Mexer no WhatsApp. Duas oficinas também serão oferecidas aos usuários da unidade: Como Não Cair em Golpes na Internet e WhatsApp para seu Negócio. As atividades dão direito a certificado para os alunos participantes. A Nave Satélite vai atender o público em geral, de segunda a sexta, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 14h. O local tem espaço com computadores destinados ao livre acesso à internet com orientação de uma equipe de apoio aos usuários.
Ambientes da Nave Satélite
A unidade conta com dois pavimentos e uma área total de 360m².
Recepção – Com totem de autoatendimento para cadastro dos usuários na unidade.
NaveLab – Mesa com capacidade para 12 alunos, com bancada para equipamentos.
Lounge – Ambiente destinado à utilização de aparelhos pessoais e de leitura, com sofás.
Conforto Digital – Espaços individuais, compostos por puffs e suportes com tablets para navegação na internet.
Lantable – Mesa composta de oito módulos para utilização dos equipamentos de forma livre e revertida para sala de aula.
Área externa – Espaço com mesa e bancos para os usuários da unidade.
Os ambientes da Nave Satélite são climatizados e com acessibilidade, inclusive com elevador de acesso ao segundo pavimento.
Nave Satélite de Santa Cruz
Endereço: Ciep Major Manuel Gomes Archer Rua Cabo Saulo Vasconcelos S/Nº, Palmares – Santa Cruz
Compartilhe
Categoria:
Marcações: Ciência e Tecnologia Nave Satélite Prefeitura do Rio prefeitura do Rio de janeiro Santa Cruz
Notícias
Prefeito do Rio visita palcos montados na praia de Copacabana para o Réveillon 2024
30 de dezembro de 2023
Homem que vandalizou ônibus articulado é preso por agentes do BRT Seguro
30 de dezembro de 2023
Guardas municipais socorrem homem que caiu no telhado da antiga sede da Guarda em Botafogo
29 de dezembro de 2023
Prazo para comprovação de uso do Auxílio Creche 2023 está prorrogado até 10 de janeiro
29 de dezembro de 2023
Seop divulga horário especial para os barraqueiros de praia que irão trabalhar no réveillon
29 de dezembro de 2023