Sorocaba

Defesa Civil de Sorocaba participa de exercício simulado de emergência em Alumínio – Agência de Notícias

Uma equipe da Defesa Civil da Sorocaba, setor ligado à Secretaria de Segurança Urbana (Sesu), participou de um exercício simulado na cidade de Alumínio (SP), como parte do Plano de Ação de Emergência (PAE) da Barragem Palmital, da Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), que opera naquela localidade. O treinamento ocorreu na manhã de quinta-feira (26) e mobilizou outras corporações que atuam na região.

Sorocaba esteve representada pelo coordenador-geral de Proteção e Defesa Civil, Rodrigo Balbinot; pelo chefe da Seção de Defesa Civil, Ricardo Augusto Armenio; pelo engenheiro Mario Killian e pelos agentes Augusto Pires e Cinara Baena. Também atuaram de forma conjunta representantes da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil de Alumínio, Mairinque e Araçariguama, além de funcionários da CBA e de populares que integram o PAE.

O simulado abrangeu conteúdo dos treinamentos do PAE, que são realizados mensalmente, além de apontamentos de locais de encontro de equipes e emissão de sinais sonoros, em caso de eventual situação de emergência, mais a entrega de material explicativo à população.

A equipe de Sorocaba atuou junto à base do chamado Gabinete, um local previamente indicado pela CBA, para receber instruções da Gerência de Meio Ambiente da empresa, sobre como proceder e acionar os protocolos de emergência, em eventual caso de necessidade.

“O Centro de Operações da Defesa Civil de Sorocaba recebeu chamado, da CBA, informando que estavam fazendo a simulação de emergência na Barragem de Palmital, às 9h35h. Às 10h22 houve o contato direto, via Núcleo de Gerenciamento de Crise da Defesa Civil Estadual, e os procedimentos foram todos realizados. Ou seja, toda a parte de comunicação, alerta e pronta-resposta”, contou o coordenador-geral de Proteção e Defesa Civil de Sorocaba.

Segundo ele, os simulados são práticas importantes para preparar as equipes para estarem prontas a atuar, em caso eventual de situação real. “Nessas situações, os órgãos Defesa Civil desempenham um papel fundamental, atuando nas ações de emergência, a fim de garantir a segurança da população e dar todo apoio necessário”, finalizou. O exercício simulado foi encerrado por volta do meio-dia.